quinta-feira, 22 de maio de 2014

Deus aprova o sacrifício humano?

Sim.
Gn 22:2, Ex 22:29, Lv 27:28-29, Nm 31:25-29, Jz 11:29-40, II Sm 21:1, 21:8-9, 21:14, I Rs 13:2, II Rs 23:20 

Não.

Lv 18:21, 20:2, Dt 18:10

----------------------------------------------------------------------------

O significado de Sacrifício
A palavra sacrifício segundo o dicionário significa: Oferta solene à Deus.

Diante disso, Deus recebe ou ordena algum tipo de sacrifício humano em oferenda a Ele?



Descontradizendo Vs. por Vs.
Gn 22:2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Só uma pergunta: Morreu alguém de fato nesta história? Se não, então é sinal que Deus não aprova. Foi apenas uma prova para Abraão.


Ex 22:29 - As tuas primícias e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.
Isso não tem nada a ver como sacrifício. O texto está falando de consagração. O filho primogênito era consagrado a Deus. 


Lv 27:28-29 - Todavia, nenhuma coisa consagrada que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda coisa consagrada será uma coisa santíssima ao SENHOR. Toda coisa consagrada que for consagrada do homem não será resgatada; certamente morrerá.
A NVI diz no vs.29: “Nenhuma pessoa consagrada para a destruição poderá ser resgatada; terá que ser executada”. Isto não tem nada a ver com sacrifício humano a Ele e sim a uma execução da lei diante de um crime.


Nm 31:25-29 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Toma a soma da presa dos prisioneiros, de homens e de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas dos pais da congregação; e divide a presa em duas metades, entre os que, hábeis na peleja, saíram à guerra, e toda a congregação. Então, para o SENHOR tomarás o tributo dos homens de guerra que saíram a esta guerra; de cada quinhentos, uma alma, tanto dos homens como dos bois, dos jumentos e das ovelhas. Da sua metade o tomareis e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta alçada do SENHOR.
Onde diz aqui que estes homens foram mortos? O texto diz que foram consagrados a Deus. Separados para Deus e não mortos paras Deus.



Jz 11:29-40 - Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés; porque passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou até aos filhos de Amom. E Jefté fez um voto ao SENHOR e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto. Assim, Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão. E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel. Vindo, pois, Jefté a Mispa, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela só, a única; não tinha outro filho nem filha. E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, muito me abateste e és dentre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR e não tornarei atrás. E ela lhe disse: Pai meu, abriste tu a tua boca ao SENHOR; faze de mim como saiu da tua boca, pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. Disse mais a seu pai: Faze-me isto: deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses. Então, foi-se ela com as suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos montes. E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu varão. E daqui veio o costume em Israel, que as filhas de Israel iam de ano em ano a lamentar a filha de Jefté, o gileadita, por quatro dias no ano.
Não foram os sacrifícios humanos severa e reiteradamente proibidos por Deus, em suas leis? (Lv 18:21; 20:2-5; Dt 12:31; 18:10). Alguém está prestes a morrer e este fica preocupado com a sua virgindade? Vocês acham que foi isso o que aconteceu de fato: Jefté sacrificou sua filha num altar de pedra à Deus? Deus sabendo de antemão que seria a filha dele que morreria, mesmo assim deu a vitória a Jefté? Este é o Deus que a Bíblia revela? E mesmo que não fosse a filha de Jefté, vocês acham que Deus aceitaria algum tipo de sacrifício humano sendo que Ele mesmo havia proibido na lei e isto era uma aberração para o povo de Israel?

Observe que:
1.Deus sempre proibiu na Lei o sacrifício humano.
2.Jefté disse que ofereceria em “holocausto” o primeiro que saísse da porta da sua casa. Então provavelmente não era nem uma vaca e nem um cordeiro. Certamente estava se referindo que a primeira pessoa que saísse de sua casa ele consagraria a Deus.
3.Jefté seria louco para pensar que Deus aceitaria um sacrifico humano? Mesmo que fosse talvez de um servo dele?
4.Era costume em Israel consagrarem filhas ao serviço no templo (Ex 38:8).
5.Por que tamanha ênfase na questão da virgindade? De não conhecer homem algum? Não se esqueçam que ela era filha única. Por tanto, Jefté não teria herdeiros.
6.Não se esqueçam que Jefté está na lista dos heróis da fé em Hb 11. Ele jamais estaria lá se tivesse cometido esta abominação diante de Deus.

Conclusão: A filha de Jefté foi consagrada a Deus e não morta sobre um altar como a Bíblia do Cético quer nos fazer entender.



II Sm 21:1 - E houve, em dias de Davi, uma fome de três anos, de ano em ano; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.
Onde neste texto fala de sacrifício humano que Deus recebeu?



II Sm 21:8-9 - Porém tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que tinha tido de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita. E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
Deus não aprovou sacrifício humano. Este texto nem fala disso. Fala de homens que pecaram e foram executados pelos seus inimigos diante de Deus.


II Sm 21:14 - Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas, seu filho, na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de Quis, seu pai, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e, depois disso, Deus se aplacou para com a terra.
O mesmo. Deus havia se indignado com Saul e a sua ira saiu de sobre Israel quando Saul morreu.




I Re 13:2 - E clamou contra o altar com a palavra do SENHOR e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.

II Re 23:20 - E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos de homens sobre eles; depois, voltou a Jerusalém.
Execução e não sacrifício. A palavra sacrifício significa outra coisa.

SACRIFÍCIO = Oferta solene à divindade;

Executar uma pessoa sobre um altar, não significa que esta foi sacrificada à Deus.


Pipe

----------------------------------------------------------------------------

Contra-Resposta de Alejandro:
Revisei aqui e a minha Bíblia também tem a palavra "sacrifício" nesse texto. Outro problema que aparece é que se eu for dizer que o Jefté não estava louco para pensar que o Jeová aceitaria um sacrifício, eu estaria forçado a dizer que o Abraão sim estava louco, já que não só pensou que o Jeová o aceitaria, senão que além do mais pensou que ele até teria ordenado tal sacrifício.


Pipe responde:
1. Quando Deus pediu que Abraão sacrificasse o próprio filho a Lei nem existia ainda.
2. Em Jefté a Lei já existia e era absolutamente contrária ao sacrifício humano.
3. Em Abraão foi Deus que disse que este deveria sacrificar o próprio filho. Abraão nem questionou porque não havia base para questionar movida por alguma referencia legal.
4. Em Jefté havia uma referência legal que o proibia de fazer tal voto com a premissa de literalmente matar um ser humano em sacrifício à Deus.

Ou seja, são dois contextos diferentes em que num havia uma ordenança explícita sem nada legal que o impedisse e noutra um contexto em que mais se aplica uma consagração de celibato do que um sacrifício humano explicitamente proibido na Lei. Ah, e não se esqueça que em Abraão ninguém morreu em sacrifício à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário