quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Abiatar era pai ou filho de Aimeleque?

Abiatar era filho de Aimeleque:
I Sm 22:20 - Porém escapou um dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, o qual fugiu atrás de Davi.

I Sm 23:6 - E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão.

Abiatar era pai de Aimeleque:
II Sm 8:17 - E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão

I Cr 18:16 - E Zadoque, filho de Aitube, e Abimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; e Sausa, escrivão.

I Cr 24:6 - E os registrou Semaías, filho de Natanael, o escrivão dentre os levitas, perante o rei, e os príncipes, e Zadoque, o sacerdote, e Aimeleque, filho de Abiatar, e os chefes dos pais entre os sacerdotes e entre os levitas; uma dentre as casas dos pais se tomou para Eleazar, e se tomou outra para Itamar.
---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Vamos lá então:

1. Zadoque era filho de Aitube:
II Sm 8:17 - "E Zadoque, filho de Aitube,..."

I Cr 18:16 - "E Zadoque, filho de Aitube,..."

2. Aimeleque (1) também era filho de Aitube, por tanto irmão de Zadoque:
I Sm 22:9 e 11-12 – ”Então, respondeu Doegue, o edomita, que também estava com os criados de Saul, e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube, ... Então, o rei mandou chamar a Aimeleque, sacerdote, filho de Aitube, e a toda a casa de seu pai, e aos sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vieram ao rei. E disse Saul: Ouve, peço-te, filho de Aitube. E ele disse: Eis-me aqui, senhor meu.”

3. Em I Sm 14:3 fala a respeito de Aitube: “E Aías, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do SENHOR em Silo...”.

4. Abiatar era filho de Aimeleque (1): ”Porém escapou um dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, o qual fugiu atrás de Davi”.

5. Abiatar teve um filho e colocou o nome de seu filho Aimeleque (2) em homenagem ao seu pai, II Sm 8:17 – ”E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão.

6. Se Zadoque era filho de Aitube e irmão de Aimeleque (1), logo, Zadoque era tio-avô de Aimeleque (2) e tio de Abiatar.

7. Eu afirmo que o Aimeleque (2) que era contemporâneo de Zadoque em II Sm 8:17 não é o seu irmão (1) e sim seu sobrinho-neto (2). Porque Aimeleque (2 - irmão de Zadoque) foi morto por Saul em I Sm 22:6-20.

Diante disto, não há nenhuma contradição e sim pura especulação da BDC.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário