terça-feira, 3 de novembro de 2015

Quando a figueira amaldiçoada morreu?



Morreu imediatamente.
Mt 21:19-20 - E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. E os discípulos, vendo isso, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira?

Ela não morreu até a manhã seguinte.
Mc 11:13-14 e 20-21 - Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso...
E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes. E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira que tu amaldiçoaste se secou.
-----------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
A questão é que mais uma vez Mateus junta dois episódios num só:
01.   A maldição (Mt 21:19 e Mc 11:14)
02.   O momento em que os discípulos veem a figueira seca (21:20 e Mc 11:20-21).

Agora percebam que foi somente no segundo episódio que eles falaram que a figueira secou imediatamente, porque é somente no segundo episódio que Jesus lhes fala sobre o poder da fé (Mt 21:21 e Mc 11:22-23). Por isso, a expressão "secou imediatamente" ocorreu no segundo episódio e não no primeiro. Mateus porém somou os dois num só.

É interessante também observar a tradução na NVI que diz:
"Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão depressa?". Ou seja, a figueira secou de fato muito rápido, de um dia para o outro. E isso de certa forma condiz com a soma dos dois relatos.

A palavra παραχρημα no grego, também pode ser traduzida por "logo" (Chave linguística do NT, pg.46). Por isso, uma outra forma de traduzir o vs.21 é “Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão logo?".

Portanto não há nenhuma contradição.


Pipe

2 comentários:

  1. Não há contradição alguma. Quando Jesus passou, Ele amaldiçoou a figueira e ela secou mesmo; mas, entendo que no dia seguinte eles viram o "estrago" que atingiu até as raízes; ou seja a proporção a que chegou!! Alguns Procuram "erros na Bíblia Sagrada",querendo contradizê-La; e, descaradamente afirmam crerem Nela, e A usam, nalguns pontos, não bem claros, para "alicerçarem" seus ensinos diabólicos e enganar aos que creem no Livro Sagrado, de coração e alma!!

    ResponderExcluir
  2. Onde está escrito que Mateus juntou os dois capítulos em um só? Na sua mente, só se for. O próprio relato de Marcos diz que Pedro "LEMBRANDO-SE" falou com Jesus sobre isso, ou seja, eles só viram no dia seguinte a figueira seca. Será que ela secou mesmo imediatamente ou Pedro apenas viu no outro dia ela seca e "lembrou" e falou com Jesus?

    ResponderExcluir