sábado, 14 de novembro de 2015

Suicídio, uma reflexão


Por Pipe

Alguém me perguntou isso: "Desde pequena ouço que o suicídio é um pecado que não tem perdão...que a pessoa se mata e vai direto pro hell.... mas me veio a duvida , existe algo na bíblia acerca disso ?"

Abaixo segue um trecho da conversa com alguns acréscimos.

Minha resposta:
A pessoa que se mata e vai direto pro inferno é a que não tem Cristo. Isso independe do suicídio ou não.

O que está em questão é: Pode uma pessoa nascida de novo, portadora do Espírito Santo se suicidar?

Bom, nem eu, nem ninguém poderá te responder isso com absoluta fundamentação. Ou seja, não sabemos.

Já quanto a esta pessoa ir para o inferno: Bom, é impossível que uma pessoa nascida de novo e portadora do Espírito Santo vá para o inferno.

Por isso nós temos duas coisas em jogo:
1. Não sabemos se um eleito pode cometer suicídio.
2. Sabemos que um eleito não pode ir para o inferno.

Como quanto ao primeiro não se tem conclusões absolutas, é um risco absoluto o que se diz crente cometer suicídio. Já quanto ao segundo, devido ao primeiro, não podemos dizer que um crente foi para o inferno, mesmo que este tenha cometido suicídio.

Li um artigo que dizia que o suicídio é como um pecado qualquer, e que por isso, se um pecado leva uma pessoa para o inferno, então qualquer crente está todo o momento sujeito ao inferno por também cometer pecado. Bom, a minha discordância disso se dá em que, realmente o crente peca, mas em caso de arrependimento, ele recebe o perdão. Mas como alguém pode arrepender-se quando comete suicídio? Por isso, mais uma vez o risco fica nas mãos do que comete o suicídio.

Conclusão:
Com isso, em nenhum momento estou querendo dizer que não compreendo a dor de uma pessoa que pensa em suicídio todos os dias. Eu sei muito bem por experiência própria o que é depressão e ter o desejo constante pela morte. Só estou dizendo que diante da teologia, o risco daquele que se suicida ir ou não para o inferno compete exatamente a isso, um grande risco. Que Deus lhes conceda graça para jamais desistirem da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário