domingo, 8 de novembro de 2015

Quantas mulheres chegaram ao sepulcro?


Uma
Jo 20:1 - E, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

Duas
Mt 28:1 - E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Três
Mc 16:1 - E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo.

Cinco ou mais
Lc 24:1 - E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.

24:10 - E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam as que diziam estas coisas aos apóstolos.
----------------------------------------------------------------------------------

Por Guilherme Born:

Descontradizendo
Bem. Quem nos acompanha nestes meses sabe que estes textos não se contradizem, pois já mostramos outros que se parecem com estas no quesito "Contradição".

Todos os textos se completam. Vamos colocar em ordem:
1 - Maria Madalena
2 - Maria Madalena e a outra Maria
3 - Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago (e de Jesus)
4 - Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras1 - Maria Madalena

Temos então: Maria Madalena, outra Maria, Maria mãe de Tiago, Salomé e Joana.

No total são 5 mulheres com nomes e as outras, não nomeadas.

Isso não impede de João escrever só Maria Madalena por exemplo. Ele quis ser mais específico, mostrando que Maria Madalena é que levou todas as outras para o sepulcro. Vejam que todos os textos sempre começam por quem? Maria Madalena.

Agora, se olharmos Marcos e Lucas, eles foram apenas mais detalhistas, dando os nomes de algumas das outras mulheres. Lucas ainda mostra que havia mais outras mulheres, porém sem dar seus nomes.

Seria contradição se todos os autores dissessem sempre mulheres, e um outro autor escrevessem que os homens foram ungir o corpo de Jesus.

Conclusão:

Sob estas informações, não há contradição, pois os textos se completam, nos dando um número de mulheres, porém não o número absoluto. Os autores decidiram cada um descrever o nome das mulheres ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário