sábado, 7 de janeiro de 2017

Devemos mostrar aos outros nossas boas ações?


Sim, devemos mostrar.
Mt 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

I Pe 2:12 - tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.


Não devemos mostrar.
Mt 6:1 - Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

Mt 23:3 - Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.

Mt 23:5 - E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
----------------------------------------------------------------------------
Por Pipe

Descontradizendo vs. por vs.:
Mt 5:16 – ”Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.

Quem será exaltado nesta história, Eu ou Deus? O Texto diz que Deus será glorificado.

I Pe 2:12 – 
”tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem”.

Quem será exaltado nesta história, Eu ou Deus? O Texto diz que Deus será glorificado.


Agora vamos ver os textos que dizem que não devemos mostrar.
Mt 6:1 – ”Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus”.

Jesus nos traz neste texto algumas delimitações para atos que fazem parte da vida cristã. No ensino de Jesus, havia algumas disciplinas que deveriam ser observadas no secreto. Disciplinas como dar esmolas, orações em público, jejum, etc. Estes deveriam ser observados no secreto entre você e o próximo, ou entre você e Deus. O próprio Jesus revela o porquê disse o que disse:

Vs.2 - 
”Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”.

O problema aqui não estava em demonstrar uma atitude de amor a uma pessoa necessitada, e sim, de fazê-lo buscando gloria para si mesmo e não para Deus.

Agora volto a pergunta: Quem será exaltado nesta história, Eu ou Deus? O Texto diz que eu serei glorificado e não Deus.


Descontradizendo Mt 23:3 & 5:
Vamos ler o contexto:

3 - 
"Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam".4 - "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los".5 - "E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,6 - "e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas,"7 - "e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: -- Rabi, Rabi".

Volto a pergunta: Quem será glorificado nesta história? Eu e ou Deus. Caso eu imite a atitude dos fariseus, o texto diz que eu serei glorificado e não Deus.

O texto está dizendo que não devemos praticar justamente esta atitude farisaica. A atitude de falar mas não vivenciar o que disse. Atitude de se preocupar em ser o centro das atenções, de ser chamado mestre, de ocupar os assentos especiais.

O próprio texto diz que devemos fazer o que eles dizem e não o que eles fazem. Pois aquele que cumpre os mandamentos glorifica a Deus.

Conclusão:

É bem claro que os textos estão falando de uma única coisa:

Nossas ações devem ser vistas pelos homens quando elas visam a glória de Deus e não a glória pessoal.

Portanto, não há nenhuma contradição!

Um comentário:

  1. Pr Pipe, muito profundo este artigo, parabéns. Alias se trata de um 'tabu' no meio cristão. Pois se alguém mostra, fala, comenta que é uma pessoa generosa, o outro que NÃO é generoso vai critica-lo por ficar mostrando.

    ResponderExcluir