quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quem ouviu Jesus orar no Getsêmane ?


"[...]Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. 
33 E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se;
 
34 e disse-lhes: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai.
 
35 E adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
 
36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.
 
37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não pudeste vigiar uma hora?
 
38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
 
39 Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras.
 
40 E voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados; e não sabiam o que lhe responder."
 

(Marcos 14:32-40)

ABSURDO:
Se Jesus ordenou que os 3 apóstolos ficassem vigiando...Se Jesus afastou-se deles para orar em privacidade...Se Jesus voltou e os flagrou dormindo...então...

Quem afinal ouviu o que Jesus pronunciou em oração???
------------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Vamos ao texto:

1ª vez que Jesus se apartou para orar
Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar".
Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? ", perguntou ele a Pedro.
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".
Mateus 26:36-41

2ª.vez que Jesus se apartou para orar
E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.
Mateus 26:42,43

3ª.vez que Jesus se apartou para orar
Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.
Mateus 26:44,45


Há várias opções de respostas quanto a isso. A primeira é que diante da angústia de Jesus, talvez ele tenha orado em voz alta e foi ouvido pelos discípulos que estavam perto, entre eles Pedro. Pois mesmo que ele os tenha encontrado dormindo, isto não implica que dormiram no exato momento em que se afastou deles. Pois o texto diz que Jesus os exortou por não terem conseguido ficar acordados durante uma hora. E a distância de 20 a 30 mts com alguém em angústia orando no silêncio da noite é completamente possível que tenha sido ouvido por eles.

A outra questão, é que o próprio Senhor Jesus pode lhes ter comentado acerca de sua oração depois de sua ressurreição. Pois ele ficou explicando várias coisas a eles antes de sua ascensão.

Outra questão, é que o texto fala que ele orou 3x a mesma oração. Portanto, como os apóstolos sabiam que ele orou 3x a mesma oração? Ou eles ouviram as 3x para então saberem disso. Ou Jesus lhes disse que orou 3x a mesma oração.

Um comentário:

  1. Ótimo site meu amigo, bem edificante. Visite o nosso blog também. Nosso último poste Oração de Jesus

    ResponderExcluir