quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Quando a transfiguração aconteceu?



Seis dias depois que Jesus predissesse a sua morte.
Mt 16:28 - 17:2 - Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

Mc 9:1-2 - Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de Deus com poder. E, seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte, e transfigurou-se diante deles.


Oito dias depois que Jesus predissesse a sua morte.
Lc 9:27-28 - E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus. E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.
-------------------------------------------------------------------------
Por Pipe

Descontradizendo:

Lc 9:27-28 - "E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus. E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar".

Lucas não foi exato na sua descrição. Se fossem exatos oito dias, ele não teria dito 
"quase".

É bem provável que ele contou o dia em que foi dito as palavras e a madrugada em que ocorreu o evento. E Mateus e Marcos contaram apenas os dias a partir do dia seguinte as palavras e o dia em que subiram para a vigília.

Lucas é o úncio que descreve que eles permaneceram a noite toda orando. Pois no vs.37 ele diz: 
”E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão”.

Ou seja, eles permaneceram a noite toda no monte. Portanto, a transfiguração pode ter ocorrido na madrugada do sétimo para o oitavo dia contando o dia em que foi dito as palavras.

Observem que nem Mateus, nem Marcos disseram que eles desceram do monte no outro dia:

Mt 17:9 – 
”E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos”.Mc 9:9 – ”E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos”.

Portanto, apenas Lucas descreve a vigília. E diante disto, fica evidente que a incerteza de ter sido oito dias estava baseada na transfiguração ter ocorrido na madrugada do sétimo para o oitavo dia. Enquanto que Marcos somaram a partir do dia seguinte as palavras e a noite em que subiram ao monte para orar. Por isso Lucas diz 
"Quase". Ou seja, "Quase" é algo inexato.

Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário