sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Onde Jesus disse para os discípulos buscarem-no depois da sua ressurreição?



Ele lhes disse que fossem para a Galiléia.
Mt 28:10 - Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão a Galiléia e lá me verão.

Mc 16:7
 - Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

Ele lhes disse que permanecessem em Jerusalém.
Lc 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

At 1:4
 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
------------------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Descontradizendo:
Olhem o nome do Tópico: Onde Jesus deveriam encontrá-lo?

Ele lhes disse que permanecessem em Jerusalém.
Lc 24:49 - "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".

At 1:4 - "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes".

Os textos estão se referindo ao pentecostes e não a um encontro com Jesus.

A possível argumentação da BDC:
É possível que a BDC esteja usando os textos para dizer que:

"- Jesus não disse para eles se encontrarem com ele na Galiléia?

Como o texto está dizendo que eles deveriam permanecer em Jerusalém se eles estão falando com Ele na Galiléia?

Na mente deles, isto pode "indicar" que na verdade eles estavam não na Galiléia e sim em Jerusalém, e, que isto, portanto denuncia uma "contradição".
 

Será? Vamos adiante então...

Descontradizendo:
1. Lucas não relata que Jesus disse para os discípulos que eles deveriam encontrá-lo na Galiléia. Isto não significa que eles não o encontraram lá. Lucas apenas não aborda este detalhe.

2. Lucas em Atos volta a relatar a ordenança dada por Jesus no seu evangelho (Lc 24:49). Não esqueçam que Lucas não está abordando a questão do encontro na Galiléia e sim a promessa do Espírito santo.

3. Lucas relata que Jesus já tinha aparecido a Simão (Lc 24:34).

4. Já Mateus, é extremamente reducionista e não relata os detalhes dos vários encontros que Jesus teve com os discípulos. Fala apenas do encontro das mulheres com Jesus. Também não relata o encontro de Jesus com Cleopas e o outro discípulo no caminho de Emaús. Relata apenas o encontro do vs.16 e em seguida encerra o seu evangelho.

5. Marcos nos dá um pouco mais de detalhes, mas também ainda assim é bem reducionista no seu relato. Marcos relata rapidamente que Jesus apareceu a Maria Madalena e aos dois no caminho de Emaús. Ele também relata apenas um encontro de Jesus com os onze no vs.14 e logo em seguida encerra o seu evangelho.

6. Lucas relata mais detalhes. Porém, ele também relata apenas a conversa dos dois no caminho de Emaús (com mais detalhes), relata que Jesus apareceu a Simão no vs.34; e relata um único encontro de Jesus com os discípulos antes da ascensão.

7. João também não relata que os discípulos deveriam se encontrar com Jesus na Galiléia. Relata o primeiro encontro de Jesus com os discípulos no vs.19. Relata que Tomé não estava entre eles no vs.24. Jesus aparece novamente para os discípulos e para Tomé no vs.26. Depois no Cap.21 ele continua a descrever as diversas aparições de Jesus aos discípulos no vs.14 –
 ”E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos”. E João termina o seu Evangelho sem relatar a ascensão e a ordenança de que deveriam permanecer em Jerusalém.

8. Foi provavelmente no terceiro encontro que os onze finalmente se encontraram com Jesus na Galiléia. Pois, Mateus diz que os onze se dirigiram para a Galiléia no vs.16 – ”Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara”. O encontro na Galiléia não aconteceu no primeiro encontro porque Tomé não estava presente no primeiro encontro. João diz que o terceiro ocorreu no Mar de Tiberíades na Galiléia.

9. Observe também que Mateus não relata a ascensão e não relata a ordenança de que deveriam permanecer em Jerusalém. É provável, que depois disso tiveram um terceiro encontro com Jesus (conforme João) quando então ocorreu a ordenança de permanecerem em Jerusalém e a ascensão de Cristo.
 

10. Marcos relata a ascensão, mas não diz onde foi que ela ocorreu.

11. Lucas relata o terceiro encontro na Galiléia, quando saíram e se dirigiram para Betânia (vs.50).

Concluindo:

* No primeiro encontro os onze estavam desfalcados, Tomé não estava presente. E Mateus fala que os onze estavam no encontro na Galiléia. Portanto, o primeiro encontro não foi na Galiléia.

* O encontro na Galiléia também não foi no segundo encontro quando os onze estavam presentes, porque Tomé só ali foi convencido da ressurreição de Jesus pelo próprio Jesus.

* Foi no terceiro encontro que eles se dirigiram da Galileía para Betânia para assistirem a ascensão de Jesus.
 

Agora observando o texto mais de perto:

Lc 24:49
  ”E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.

A frase em negrito não significa: “Fiquem onde estão!” Se trata apenas de uma frase clara indicando onde deveriam ficar esperando a promessa do pentecostes.

Portanto, Jesus e os discípulos estavam na Galiléia quando este deu a ordem de ficarem em Jerusalém.

Conclusão: Não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário