terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Para quem Pedro negou conhecer Jesus?



Uma criada, outra criada, e então uma multidão das pessoas.
Mt 26:69-73 - Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. E, logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.

Uma criada do sumo sacerdote, a mesma criada novamente, e então uma multidão das pessoas.
Mc 14:66-71 - E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote; e, vendo a Pedro, que estava se aquentando, olhou para ele e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.- E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E, pouco depois, os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente, tu és um deles, porque és também galileu. E ele começou a imprecar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.

Uma criada, um homem, e então outro homem.
Lc 22:54-60 - Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

Uma porteira, várias pessoas anônimas, um dos criados do sumo sacerdote.
Jo 18:15-17, 25-27 - E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote. E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu, então, o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote e falou à porteira, levando Pedro para dentro. Então, a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou...E Simão Pedro estava ali e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou e disse: Não sou. E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?
-----------------------------------------------------------------------------

Por Pipe

Descontradizendo:
Vamos organizar da seguinte forma:
Mt 26:69-73
 - Uma criada, outra criada, e então uma multidão das pessoas;
Mc 14:66-71 - Uma criada do sumo sacerdote, a mesma criada novamente, e então uma multidão das pessoas.
Lc 22:54-60 - Uma criada, um homem, e então outro homem.
Jo 18:15-17, 25-27 - Uma porteira, várias pessoas anônimas, um dos criados do sumo sacerdote.

O que há de comum nas quatro passagens?

1. Os quatro relatam que a primeira pessoa a confrontar Pedro foi uma mulher (criada ou porteira);

2. Mateus, Marcos e João dizem que houve um momento em que vários afirmaram que Pedro era discípulo de Jesus. Apenas Lucas diz que foi um
 "outro homem. Neste caso, Lucas pode estar se referindo apenas a uma pessoa ter dado início a afirmação que gerou a pressão em massa dos outros. Pois, nos casos anteriores, a pressão havia ficado apenas a nível individual. portanto, o fato de afirmar que um homem apenas se dirigiu a Pedro, não significa que logo em seguida isto não levou outros a seguí-lo na investida contra Pedro.


A confusão se encontra na "segunda" pessoa que abordou Pedro. Pois, Mateus diz que foi outra criada; Marcos diz que foi a mesma do primeiro confronto; Lucas diz que foi um homem; e João diz que foi um criado do sumo sacerdote. Como resolver esta aparente “contradição”?

Como se tratava de um grupo de servos em conversa ao redor da fogueira, várias pessoas tornariam a fazer a mesma pergunta.
 

Neste caso, o que está em ênfase aqui não é quem foi que perguntou e quantas vezes esta pessoa perguntou. A ênfase está em que Pedro foi confrontado três vezes e negou Cristo todas as três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário