quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A Contradição do "Te Vejo Mais Tarde!"



Essa é uma nova contradição postada na CdB pelo Sky Kunde.

A pergunta é: Samuel voltou a ver Saul após tê-lo destituído como rei?

Não:
34 Então Samuel se foi a Ramá; e Saul subiu à sua casa, a Gibeá de Saul.
35 E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o SENHOR se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel. - I Samuel 15

Ops! Viu sim:
21 E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.
22 Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.
(...)
24 E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas? - I Samuel 19

Versão: Almeida Corrigida e Fiel
-----------------------------------------------------------

Descontradizendo:

Pipe:

Vamos ao texto de I Sm 19:
"20 Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul, e eles também entraram em transe.
21 Contaram isso a Saul, e ele enviou mais mensageiros, e estes também entraram em transe. Depois mandou um terceiro grupo e eles também entraram em transe.
22 Finalmente, ele mesmo foi para Ramá. Chegando à grande cisterna do lugar chamado Seco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. E lhe responderam: “Em Naiote de Ramá”.
23 Então Saul foi para lá. Entretanto, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele foi andando pelo caminho em transe, até chegar a Naiote.
24 Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: “Está Saul também entre os profetas?”

Saul não viu Samuel. Saul foi por todo o caminho em transe, e quando chegou na presença de Samuel estava em transe, e se despiu em transe, e ficou ali em transe o tempo todo.

Depois do vs.24, o livro de I Sm no cap.20 não cita nada de Saul ter visto literalmente a Samuel.

Concluímos com isto que Saul não viu literalmente Samuel porque estava em transe quando chegou à presença de Samuel.

Uma pessoa em transe não enxerga a realidade. Por isso quando voltam do transe dificilmente lembram de algo relacionado ao que havia em sua volta. Esta é a razão dele ter ficado despido e profetizando. Não há a menor possibilidade de Saul ter ficado nu e profetizando sem estar em transe.

Concluindo: Saul não viu Samuel porque estava em transe.

-------------------------------------------------------------

As contra-argumentações da Cdb:

Trouxe algumas questões levantadas sobre sua descontradição lá da CdB:

1. Voce poderia me mostrar no texto massorético de 1 Samuel 19 onde está a palavra hebraica para "transe" e indicar qual tradução da Biblia voce usou?

2. Sem fazer caso sobre a palavra "transe" que parece estar ausente no texto hebraico dessa passagem, a pergunta da contradição é: "Samuel voltou a ver Saul após tê-lo destituído como rei?"

E isso foi perguntado exatamente porque a bíblia afirma que:

"E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte;" - I Samuel 15:35 (Sky Kunde)

Portanto, a questão não é se SAUL viu a Samuel, e sim se Samuel viu a Saul.

Aguardo respostas.

Abraço
-----------------------------------------------------------

Pipe:
1. Você poderia me mostrar no texto massorético de 1 Samuel 19 onde está a palavra hebraica para "transe" e indicar qual tradução da Biblia voce usou?

Eu não tenho acesso ao texto massorético. Porém, acredito que os eruditos que traduziram a NVI e a Bíblia de Jerusalém tenham sido fiéis e honestos nas suas traduções. E mesmo que a palavra “transe” por ventura não apareça no texto massorético (não tenho acesso as cópias), o texto diz que o Espírito de Deus veio sobre eles e eles ficaram profetizando. Isto denota que ficaram num estado incomum, pois, diz que eles ficaram nus e profetizando o tempo todo. Uma pessoa num estado comum não ficaria nu profetizando. Somente alguém que não está no domínio absoluta de suas faculdades mentais ficaria sem roupa e profetizando em nome de Deus.

A versão que usei é a NVI. Mas a Bíblia de Jerusalém traz também a palavra “transe”:

”Saul enviou mensageiros para prender Davi, e eles viram a comunidade dos profetas, que estavam profetizando, e Samuel a presidi-los. E logo o espírito de Deus veio também sobre os mensageiros de Saul, que também entraram em transe. Informado do que ocorria, Saul mandou outros mensageiros, os quais entraram também em transe. Saul enviou terceiro grupo de mensageiros, e também eles caíram em transe. Então ele próprio partiu para Rama e chegou à grande cisterna que está em Soco. Indagou onde estava Samuel e Davi, e lhe responderam: “Estão nas celas em Rama.” Dali partiu Saul para as celas de Rama. Mas o espírito de Deus também se apossou dele, e ele caminhou em transe até chegar às celas de Rama. Também ele se despojou das suas vestes, também ele entrou em transe diante de Samuel e depois caiu no chão, nu, e ficou assim todo aquele dia e toda a noite...”

2. Sem fazer caso sobre a palavra "transe" que parece estar ausente no texto hebraico dessa passagem, a pergunta da contradição é: "Samuel voltou a ver Saul após tê-lo destituído como rei?"

Como já disse, o fato ou não de aparecer a palavra “transe” está implícito no que aconteceu. Porém quanto a pergunta, se “Samuel voltou a ver Saul após tê-lo destituído como rei?”. Eu digo que não, pois Samuel também estava em transe.

A NVI em I Sm 19:20 diz ”Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul, e eles também entraram em transe”.

O texto está dizendo que os mensageiros de Saul “também” entraram em transe. Isto denota, que os profetas e Samuel já estavam em transe quando estes chegaram.

Observe que o tempo todo o texto diz que o controle da situação toda estava no domínio do Espírito de Deus e não de Samuel. Samuel presídio e os profetas começaram a profetizar. Quando os mensageiros chegaram viram eles já profetizando. O mesmo ocorre quando Saul vai até eles. Em nenhum momento o texto diz que Samuel saiu do transe quando Saul chegou.

Alguém pode argumentar: “Mas como? Será que Samuel em nenhum momento saiu do transe e viu Saul? Como puderam ficar tanto tempo em transe?”

Veja o que diz I Sm 19:24 ”Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite...”

Eles ficaram muito tempo em transe. Portanto, não sabemos como ocorreu em seguida quando voltaram do transe, pois o texto não diz.


O fato do texto dizer que Saul profetizou na presença de Samuel é devido ao fato de Samuel estar presidindo desde o início o transe. Porém, Samuel estava em transe antes de Saul chegar ao local. E, provavelmente quando voltou do transe não viu Saul, e nem este viu a Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário