quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Benção matutina em alta voz é maldição?




De acordo com Provérbios 27.14, abençoar uma pessoa pela manhã é sempre um ato de maldição:

“O que bendiz ao seu vizinho em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuem o que faz”.

A versão Almeida Revista e Corrigida traz:
“O que, pela manhã de madrugada, abençoa o seu amigo em alta voz, lho será imputado por maldição”.

Já a versão da Sociedade Bíblica Britânica traz o seguinte:
“Quem bendiz ao seu amigo em alta voz, levantando-se de manhã cedo, Isso lhe será contado como maldição”.

A Versão Católica também traz:
“Quem, desde o amanhecer, louva seu vizinho em alta voz é censurado de o ter amaldiçoado”.

A “Nova Versão Internacional”, também chamada de “a Bíblia dos imbecis”, traz uma paráfrase, tentando colocar a culpa da maldição aos gritos e não ao período do dia:
“A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebida”.

No entanto, ainda que essa tradução fosse a correta, os crentes estariam em grandes apuros:
Todo pastor que, em um culto matinal, levado pelo Espírito Santo, abençoar os irmão, gritando: “KANTA LÁ BACHERIAS, EU TE ABEEEENÇOOOOOOUUUUU EM NOOOOOOME DE JESUUUUUUUUUUUUUSSSSSSS!” estaria o amaldiçoando.

Portanto, vai um recado bíblico para todos os crentes incautos:
JAMAIS ABENÇOEM QUALQUER QUE SEJA A PESSOA EM ALTA VOZ PELA MANHÃ!

Esperem até dar meio-dia e então podem abençoar os demais, dizendo baixinho: “psiu, te abençou, ta?”.

Ps.:
Sendo assim estou ferrado, pois, seguindo o costume católico de minha família, sempre peço a benção de minha avó logo pela manhã bem cedo... rsrsrs
_________________________________________________

Por Pipe:

A questão é bem simples de se entender. O que o autor de provérbios está dizendo é que de manhã bem cedo ninguém gosta de ter uma pessoa gritando no seu ouvido ou a dez metros dela: "Deus te abençoe meu irmão!". Mesmo que seja: "Bom dia meu irmão!". Ninguém gosta de ser abordado aos gritos de manhã. Se eu chegar para a minha esposa e gritar de manhãzinha pra ela "Bom dia meu amor!", ela jogaria o travesseiro na minha cara.

Por exemplo:
“O que acorda sua esposa em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuirá o que faz”.

Outro exemplo:
“O que bendiz ao seu filho em alta voz, logo de manhã (Bom dia filhão) por maldição lhe atribuirá o que faz”.

O problema não é bendizer pela manhã. O problema está em bendizer em alta voz.

Um comentário:


  1. O homem do nosso provérbio louva o seu amigo em alta voz. O que esse nível de som nos diz a respeito da bênção? Ele indica uma demonstração insincera ao invés de um elogio santo e nobre. A intenção dele é o de ser ouvido pelo amigo e outras pessoas. O louvor em alta voz é excessivo, porque é um lisonjeio. Ele está usando a bênção por outros motivos que não uma edificação amigável.

    ResponderExcluir