quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Benção matutina em alta voz é maldição?




De acordo com Provérbios 27.14, abençoar uma pessoa pela manhã é sempre um ato de maldição:

“O que bendiz ao seu vizinho em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuem o que faz”.

A versão Almeida Revista e Corrigida traz:
“O que, pela manhã de madrugada, abençoa o seu amigo em alta voz, lho será imputado por maldição”.

Já a versão da Sociedade Bíblica Britânica traz o seguinte:
“Quem bendiz ao seu amigo em alta voz, levantando-se de manhã cedo, Isso lhe será contado como maldição”.

A Versão Católica também traz:
“Quem, desde o amanhecer, louva seu vizinho em alta voz é censurado de o ter amaldiçoado”.

A “Nova Versão Internacional”, também chamada de “a Bíblia dos imbecis”, traz uma paráfrase, tentando colocar a culpa da maldição aos gritos e não ao período do dia:
“A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebida”.

No entanto, ainda que essa tradução fosse a correta, os crentes estariam em grandes apuros:
Todo pastor que, em um culto matinal, levado pelo Espírito Santo, abençoar os irmão, gritando: “KANTA LÁ BACHERIAS, EU TE ABEEEENÇOOOOOOUUUUU EM NOOOOOOME DE JESUUUUUUUUUUUUUSSSSSSS!” estaria o amaldiçoando.

Portanto, vai um recado bíblico para todos os crentes incautos:
JAMAIS ABENÇOEM QUALQUER QUE SEJA A PESSOA EM ALTA VOZ PELA MANHÃ!

Esperem até dar meio-dia e então podem abençoar os demais, dizendo baixinho: “psiu, te abençou, ta?”.

Ps.:
Sendo assim estou ferrado, pois, seguindo o costume católico de minha família, sempre peço a benção de minha avó logo pela manhã bem cedo... rsrsrs
_________________________________________________

Por Pipe:

A questão é bem simples de se entender. O que o autor de provérbios está dizendo é que de manhã bem cedo ninguém gosta de ter uma pessoa gritando no seu ouvido ou a dez metros dela: "Deus te abençoe meu irmão!". Mesmo que seja: "Bom dia meu irmão!". Ninguém gosta de ser abordado aos gritos de manhã. Se eu chegar para a minha esposa e gritar de manhãzinha pra ela "Bom dia meu amor!", ela jogaria o travesseiro na minha cara.

Por exemplo:
“O que acorda sua esposa em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuirá o que faz”.

Outro exemplo:
“O que bendiz ao seu filho em alta voz, logo de manhã (Bom dia filhão) por maldição lhe atribuirá o que faz”.

O problema não é bendizer pela manhã. O problema está em bendizer em alta voz.

6 comentários:


  1. O homem do nosso provérbio louva o seu amigo em alta voz. O que esse nível de som nos diz a respeito da bênção? Ele indica uma demonstração insincera ao invés de um elogio santo e nobre. A intenção dele é o de ser ouvido pelo amigo e outras pessoas. O louvor em alta voz é excessivo, porque é um lisonjeio. Ele está usando a bênção por outros motivos que não uma edificação amigável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do comentário, em poucas palavras interpretou super bem o provérbio.

      Excluir
    2. Eu acho que a interpretação está errada.

      Excluir
  2. Na verdade eu gostei muito
    Porque estou estudando sobre isso
    Bênção e maldição ...
    Que Deus abençoe sua vida. .

    ResponderExcluir
  3. Já foi dito por um comentarista aqui e vou repetir de novo só para constar, há graves problemas de interpretação no post... Tanto de quem fez a pergunta, quanto de quem deu a resposta. O verbo bendizer no provérbio não significa uma saudação, oração ou mesmo desejo de bênção que damos em alta voz a uma amigo ou parente ao amanhecer. Não existe nenhum problema nisso. O termo bendizer, nesse contexto, significa o louvor dado a algúem que, fora de hora (qual ser humano merece um elogio logo ao amanhecer, quando ainda não realizou nada por merecer?) e por ser dado em alta voz (quer chamar a atenção, para que todos ouçam), tal "bênção", um louvor excessivo, na verdade é uma lisonja, bajulação, ou simulação, quer dizer que há más intenções por parte de quem age assim. Portanto, nesse sentido, não se trata de uma bênção, porque não foi proferida com verdade, e sim de maldição.

    ResponderExcluir
  4. Essa ultima intepretação acredito ser a mais correta, pois referência o cap26:24 (provérbio)A bendição sem intenção do retorno , vem silenciosamente do intimo do coração.

    ResponderExcluir