quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Jefté - Sacrifício de sangue Humano


Juízes - 11:30-31
30-"E Jefté votou um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão...
...31-Aquilo que saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.

Evidencia-se do texto do livro de Juízes que Jefté prometeu sacrificar a primeira pessoa que saísse de sua casa para vir felicitá-lo pela sua vitória sobre os amonitas. Sua filha única se lhe apresentou, então ele lhe rasgou a roupa, imolando-a após ter-lhe permitido ir chorar nas montanhas a desdita de morrer virgem. Durante muito tempo as filhas judaicas celebraram essa aventura chorando a filha de Jefté por quatro dias.

Jefté votou sua filha em holocausto e cumpriu o seu voto.

Ordenava expressamente a lei judaica que se imolassem os homens votados ao Senhor. "Nenhum homem votado obterá resgate mas receberá morte sem remissão".

A Vulgata traduz: Non redimetur,sed morte morietur.

Foi em virtude dessa lei que Samuel cortou em pedaços o rei Agague, a quem Saul perdoara, e justamente por haver poupado Agague, Saul admoestado pelo Senhor e perdeu o seu reino.

Eis, pois, sacrifícios de sangue humano claramente estabelecidos, não há ponto histórico melhor averiguado. Não se pode julgar de uma nação a não ser por seus arquivos e pelo que ela refere de si própria.
------------------------------------------------------------

Descontradizendo:

Vamos verificar vs. por vs.:
30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.

Demos uma parada por aqui:
1. A Lei que veio antes de Jefté diz claramente:
Dt 12:31 - Não adorem o SENHOR, o seu Deus, da maneira como fazem essas nações, porque, ao adorarem os seus deuses, elas fazem todo tipo de coisas repugnantes que o SENHOR odeia, como queimar seus filhos e filhas no fogo em sacrifícios aos seus deuses. (tbém 18:10)

Bom, se Deus proibiu claramente o sacrifício humano, como Ele daria a vitória a Jefté sabendo que isto implicaria na morte de sua filha? Deus deu a vitória a Jefté para contradizer-se a si mesmo?

2. O texto diz que aquilo que saísse pela porta seria do Senhor. Seria oferecido em holocausto.
Vamos em frente.
32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.

Quem deu a vitória a Jefté? O Senhor, certo? Portanto, se Jefté de fato matou sua filha em sacrifício à Deus, Deus se contradisse neste evento ao dar a vitória a Jefté sabendo no que isto implicaria.

Vamos em frente.

34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.

Jefté não tinha mais filhos e nem filhas além desta moça. Ela era sua filha única e portanto a responsável para dar continuidade a sua semente.

35E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.

Jefté rasgou suas vestes e não as da filha. As versões Almeida Corrigida e Revisada, Thompson, NVI, Jerusalém e AT Poliglota dizem vestes e não vestidos. Portanto é 5 contra 1.

37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

Aqui é que está o X da questão. O texto está falando explicitamente que ela chorou por sua virgindade. Pensando que, se se tratasse de fato de sua morte, porque ela choraria sua virgindade do tipo: “Buá, vou morrer virgem, buá...”.

38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

De novo? “Buá, vou morrer virgem, buá...”.

39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

O texto diz explicitamente que Jefté cumpriu seu voto e liga isto novamente a sua virgindade. O que não entendo, é, porque tanta ênfase na virgindade dela?

Norman Geisler & Thomas Howe comentam o seguinte:
”... o texto não diz ter ele realmente matado sua filha como holocausto. É possível que Jefté tenha oferecido sua filha ao Senhor como um sacrifício vivo. Por todo o resto de sua vida ela serviria ao Senhor na casa do Senhor e permaneceria virgem. Terceiro, um sacrifício vivo de perpétua virgindade era um sacrifício tremendo no contexto judaico daqueles dias. Fazendo alguém voto de perpétua castidade, e sendo dedicada ao serviço do Senhor, ela não poderia jamais ter filhos e assim dar continuidade à linhagem familiar de seu pai. Jefté agiu com muita honra e grande fé no Senhor, não voltando atrás em relação ao voto que ele havia feito ao Senhor seu Deus. Quarto, este modo de ver a questão apóia-se no fato de que quando a filha de Jefté saiu para chorar por dois meses, ela não saiu para lastimar a sua morte iminente. Não, ela saiu e "chorou a sua virgindade" (v 38). Finalmente, se ela tivesse de enfrentar a morte ao fim dos dois meses, teria sido muito simples para ela casar-se com alguém e viver com essa pessoa durante os dois meses que antecederiam sua morte. Não havia razão para a filha de Jefté lastimar pela sua virgindade, a menos que estivesse com a perspectiva de viver toda uma vida nessa condição. Com Jefté não tinha outros filhos, sua filha não se lamentou acerca de sua virgindade por causa de nenhum desejo sexual ilícito".
Fonte: "Manual de dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia; ed. Mundo Cristão, pg.156-157.

Outra questão é que Hb 11:32 cita Jefté como um dos heróis da fé:
"E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

Como o autor de hebreus citaria como herói um homem que matou sua própria filha em holocausto à Deus contrariando a Lei dEle? Portanto, fica evidente que pelo contexto todo, o que implicou foi unicamente que Jefté deu sua filha ao Senhor e esta o serviu pelo resto de sua vida virgem.

Em nenhum momento o texto implica na interpretação de que Jefté matou sua filha.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário