quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mulher podia pedir carta de divórcio?

Cético:

Ele é claramente um estrangeiro, removido tanto do tempo como do espaço dos eventos que ele alega. Por exemplo, em Marcos 10:12, relata Jesus dizendo que se uma mulher se divorcia do marido e casa-se com outro, comete adultério.

Como G. A. Wells, o autor de The Historical Evidence for Jesus 10 (As Provas Históricas de Jesus) declara,

Tal expressão não faria sentido na Palestina, onde só o homem podia obter divórcio. É uma regra para os leitores Cristãos não Judeus... que os evangelistas puseram na boca de Jesus para conferir a ela autoridade

Essa tendência de ancorar costumes e instituições antigas à suposta vida de Jesus representa um papel considerável na construção de sua biografia.
----------------------------------------------------------

Refutando:
J. D. Douglas diz o seguinte:

"Alguns tem duvidado da autenticidade de Mc 10:12, visto que uma esposa judia normalmente não podia divorciar-se de seu marido. Porém, uma esposa podia apelar ao tribunal contra o tratamento dispensado por seu marido, e o tribunal então podia compelir o marido a divorciar-se dela. Além disso, talvez Cristo tivesse em mente a lei grega e romana, segundo a qual uma esposa podia divorciar-se de seu marido, assim como Herodias se havia divorciado de seu primeiro marido" (1):

Mc 6:
7 Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara.
18 Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”.

Fonte: (1) "O Novo Dicionário da Bíblia"; ed. Vida Nova; pg.1017.
--------------------------------------------------------------------

Cooperação de Caetano:

No papiro de Elefantina, colônia judaica no Egito, mostra que as mulheres de lá podiam pedir carta de divórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário