segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Elias enviando carta do céu?

Cético:
Rei Acabe... ao qual Elias previu a morte por conta de Baal... morreu ...
"Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho."
2 Reis 1

Jeosafá era o rei de Judá...
Elias então foi arrebatado neste meio tempo...conforme o relato bíblico..
2 Reis 2
1 ¶ E Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
(...).
5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.
6 ¶ Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
7 E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
(...)

foram-se os reis...
e Jeosafa pediu um profeta
11 E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.

Eliseu... que segundo diziam... em quem repousava o espirito de Elias..

Jeosafá morre...
2 crônicas 21
¶ Depois Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.

Jeorão sai da linha...
e recebe um escrito da parte de Elias..
ELIAS NÂO HAVIA SIDO ARREBATADO lá atrás....indo para o céu...
como escreve uma carta ao rei... que assumiu depois de seu arrebatamento....!!
__________________________________________________

Descontradizendo:
Gleason Archer responde esta:
"É óbvio que isto não poderia ter acontecido: Elias não podia escrever cartas após seu arrebatamento. Mas essa pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu, a saber, a trasladação de Elias antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá. O leitor é convidado a consultar W. Crockett, A Harmony of Samuel, Kings, and Chronicles, p.247, onde verá que o "arrebatamento de Elias" é registrado no reinado de Jorão, filho de Acabe. Portanto, teria sido perfeitamente possível que Elias escrevesse uma carta de advertência e repreensão em 847 a.C., visto que o reinado de Jeorão de Judá (848-841) em grande parte se sobrepôs ao de Jorão de Israel (852-841).

É certo que Elias ainda estivesse em plena atividade no reinado do rei que precedeu imediatamente Jorão, a saber, Acazias de Israel (853-852), que também era filho de Acabe. Sabemos disso por causa do encontro que Elias teve com dois pelotões de soldados enviados com o objetivo de prendê-lo, os quais foram destruídos pelo fogo que desceu do céu, em resposta à oração de Elias (2 Rs 1:3-16). É bem provável que esse homem de Deus houvesse vivido mais quatro ou cinco anos, até que o caráter e os costumes do indigno filho de Josafá se tornaram aparentes. (Relata 2 Cr 21:4 relata como Jeorão sentenciou à morte todos os seus irmãos tão logo se tornou rei. É possível que sua esposa, Atalia, filha de Jezabel, o tenha incitado a promover a matança de seus irmãos. Ela própria tentaria, mais tarde, matar todos os sobreviventes da casa de Acabe, depois que seu filho Acazias foi morto por Jeú em 841 a.C.)

É verdade que o relato do arrebatamento de Elias ao céu está em 2 Rs 2:1-11, e não há referência ao reinado de Jeoão de judá senão em 2 Rs 8:16. Mas devemos lembrar-nos de que o narrador de 1 e 2 Rs escreve sobre as carreiras dos reis e as dos principais profetas, Elias e Eliseu, alternando-as. Num momento, ele desenvolve certo tema e descreve uma façanha de Elias, sem abandonar a história enquanto não a termina.

Foi o que aconteceu ao narrar o episódio da partida de Elias para o céu. Esse fato está intimamente relacionado à dotação de Eliseu com os poderes de seu amado mestre. Primeiro, Elias o chamara para o discipulado, no reinado de Acabe, depois de haver atirado sobre ele, simbolicamente, seu manto (1 Rs 19:19-21), não muito tempo depois do desafio no monte Carmelo.

Quando se aproximou o final da carreira terrena de Elias, no reinado de Jorão, filho de Acabe (852-841), o tema mais importante, do ponto de vista do autor de Reis, ficam sendo a sucessão profética. Portanto, com muita lógica, ele cuidou disso em primeiro lugar (i.e., o derramamento da porção dobrada do espírito de Elias sobre Eliseu, no momento em que se separaram). Não seria apropriado que o autor, antes disso, voltasse a escrever sobre os acontecimentos nacionais de Israel e Judá, narrados no capítulo 3. (O autor usa o mesmo procedimento em 2 Rs 19:37, em que trata do assassínio de Senaqueribe, ocorrido em 681 a.C., antes da doença de Ezequias, ocorrida em 714).

No que concerne à narrativa de 2 Cr, não nos é informada se a partida de Elias ocorreu antes ou depois da ascensão de Jeorão, filho de Josafá, ao trono real, mas não existe nenhum aparente anacronismo a ser resolvido. É muito provável que a carta de Elias a Jeorão houvesse sido escrita em 847 e entregue ao destinatário no mesmo ano, um pouco antes de ele ser arrebatado ao céu pela carruagem de fogo (2 Rs 2:11)".

Fonte: "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; Ed. Vida; pg.195-196.
------------------------------------------------------------------------------

Norman Geisler & Thomas Howe também respondem:
"Elias foi trasladado num certo dia durante o reinado de Jorão, filho de Acabe, que reinou em Israel de cerca de 852 a 841 a.C. Jeorão, filho de Josafá, reinou em Judá de 848-841. Portanto, como Elias somente foi trasladado num certo dia durante o reinado de Jorão de Israel, é perfeitamente razoável que ele tenha enviado aquela carta a Jeorão de Judá".

Fonte: "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia", Ed. Mundo Cristão, pg.218.
-------------------------------------------------------------------------------

Leiamos:
2 Rs 1:
17 E Acazias morreu, conforme a palavra do SENHOR anunciada por Elias. Como não tinha filhos, Jorão foi o seu sucessor no segundo ano do reinado de Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá.

Jeorão reinou apenas oito anos e morreu conforme 2 Rs 8:
17 Ele tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.

Se Jeorão viveu apenas mais seis anos e morreu, Elias pelo menos o conheceu nos seus dois primeiros anos de reinado. E, é bem provável que Elias tenha sido arrebatado apenas depois da morte de Jeorão.

Agora leia 2 Rs 2:
1 Quando o SENHOR levou Elias aos céus num redemoinho, aconteceu o seguinte:...
Ou seja, não diz quando. Diz apenas que quando o Senhor levou Elias aconteceu do seguinte modo.

Se Jeorão já estava reinando por dois anos quando Jorão assumiu o lugar de Acazias, e, Elias estava vivo quando isto ocorreu, pela curta duração do reinado de Jeorão (oito anos), é mais do que certo que Elias estava vivo quando enviou sua carta a Jeorão.

Concluindo:
O texto não diz quando Elias foi arrebatado. Diz apenas que foi depois da morte de Acazias. E, segundo II Cr, também o foi depois da morte de Jeorão.

Elias portanto profetizou contra Acazias e o viu morrer. Do mesmo modo, escreveu uma carta para Jeorão e o viu morrer.


Portanto, não há nenhuma contradição!

Pipe

3 comentários:

  1. Há um problema com essas interpretações...
    "E disse Josafá: não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias" (2 Reis 3:11).
    Eliseu era o profeta, ou seja, Elias já havia sido arrebatado e Josafá era rei de Israel. Portanto, Elias foi arrebatado quando Josafá era o rei, e não depois de sua morte, no reinado de seu filho Jeorão. Como solucionar essa contradição?

    ResponderExcluir
  2. Excelente pergunta, realmente essa seria a maior questão ainda pendente com relação ao artigo, muito bem consistente, por sinal. Não faria sentido Elias não ser lembrado pelos reis Jorão e Jeosafá se estivesse ainda na terra. além do mais, Eliseu ainda não haveria recebido a unção profética de Elias, e não poderia ter sido usado para a grande vitória naquela guerra.

    Vejo como uma possibilidade muito possível e plausivel, Elias ter escrito essa carta antes de partir e ter deixado com Eliseu ou com outro profeta da escola de profetas da época pra entregar ao futuro Rei Jeorão.
    Como exemplo semelhante, Isaías escreve para Ciro, rei da Pérsia, inclusive citando seu nome, quase 200 anos antes de Ciro Nascer (Isaias 45)ou seja, mesmo vivendo antes do exílio de Judá, deixou um escrito de Isaías para o Rei Ciro, profetizando sobre a ação crucial dele para retorno do povo de Judá (como vemos, por exemplo em Esdras 1)

    ResponderExcluir