quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Jesus purificou o templo antes ou depois de sua entrada em Jerusalém?


Antes:
João 2:13 – purifica o templo;
João 12:12 – entrada em Jerusalém;

Depois:
Mateus 21:8 – entrada em Jerusalém;
Mateus 21:12 – purificação do templo.

----------------------------------------------------
Descontradizendo:

João 2:
12 Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.
13 Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.
14 No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro.
15 Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
16 Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”
17 Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.
18 Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”
19 Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.
20 Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?”
21 Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

Refutando:
1. Se trata de duas purificações. No decorrer explanarei isto.

2. João relata a purificação na primeira vez que Jesus subiu ao templo. Já Mateus relata a última vez em que Jesus esteve no templo.

3. João relata depois do episódio várias idas de Jesus a Jerusalém visitando o templo: Jo 5:1 e 14; 7:14 e 28; etc...Mateus não relata nenhuma visita de Jesus ao templo antes do cap.21. Apenas no cap.21 ele cita o templo e por sinal destaca a segunda purificação. Depois disto Jesus foi crucificado. Em João, Jesus viveu todo o seu ministério entre o evento do templo e a cruz.

4. João cita Jesus fazendo uso de um chicote para expulsar os cambistas. Já Mateus apenas diz que Jesus expulsou os cambistas virando as mesas.

5. As palavras de Jesus em João foram: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”. João liga este ato a profecia de Sl 69:9: “O zelo pela tua casa me consumirá”. Já em Mateus, as palavras de Jesus foram: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’” Mateus relata nas palavras de Jesus o texto de Is 56:7 e Jr 7:11.

6. Em João os sacerdotes abordam Jesus com estas palavras: “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”. Já em Mateus: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?”.

7. Em João Jesus responde: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. E os sacerdotes dizem: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” E a conclusão dos discípulos é: Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera. Já Mateus, Jesus responde: “Sim, vocês nunca leram:“ ‘Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’”?.

8. Todos os textos de Mateus, conferem com Marcos, e Lucas. Tanto o contexto em que ocorreu, ou seja, na última visita de Jesus, como também fazem uso das mesmas palavras tanto para Jesus quanto para os sacerdotes que o abordaram.

Compare o texto com Marcos 11:
15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas
16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.
17 E os ensinava, dizendo: “Não está escrito: “ ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’c? Mas vocês fizeram dela um ‘covil de ladrões’”.

Observe que Marcos não cita o chicote e as palavras de Jesus e dos sacerdotes não são as mesma de João e sim de Mateus.

Agora leiam o relato em Lucas 19:
45 Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo.
46 Disse-lhes: “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês fizeram dela ‘um covil de ladrões’”.

Também coincidem tanto com Mateus quanto com Marcos.

Conclusão:
Não há em João nenhuma parte do texto que ligue o evento aos relatos semelhantes de Mateus, Marcos, e Lucas.

Não há uma única palavra tanto de Jesus quanto dos sacerdotes que coincidem uma com as outras para afirmarmos que se trate da mesma situação.

João relatou uma outra ocasião em que Jesus também se indignou e purificou o templo. Esta é a única coincidência que ligaria o relato de João com os demais.

Porém, os relatos não dão margem para afirmarmos que se trate da mesma situação.

Já os relatos de Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes e neste caso se trata da mesma situação.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário