quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Paulo mentiu a respeito de Tiago?


Contradição proposta por um tal Pedro na “Contradições da Bíblia”:

Como sabemos havia 2 (DOIS) Thiago apóstolos. SOMENTE DOIS.

O Tiago Menor tinha três irmãos, José, Judas Tadeu e Simão (conforme S. Lucas, Capítulo 6, 13-16 e era filho de Alfeu - ou Cleofas - e de Maria, irmã da Mãe de Jesus.

O Tiago Maior foi morto por Herodes (Atos, Capítulo 12,1-2)

Agora leia esse versículo:
Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor." adephos (Epístola aos Gálatas, Capítulo 1, 18-19).

Se um Tiago foi morto, e outro era filho de Cleofas!

QUEM ERA ESSE IRMÂO DE JESUS?
A Igreja católica diz que esse irmão pode ser figurativo, podendo significar várias coisas como amigo íntimo a primo, assim como está em outros livros.

A Igreja também fala que primo/irmão era a mesma palavra em hebraico, mas Paulo não escreveu em hebraico e sim grego rsrsrs. Porém mesmo assim, ela explica que Paulo copiou alguns escritos, não ligando pra esse tipo de erro linguístico entre hebraico e grego...

em grego:
adephos = irmãos de sangue
anépsios = primos
syngenes = parentes

Pra piorar a situação, S. Paulo usa enepsio para dizer primo em Colossenses 4:10. Portanto ele realmente quiz dizer IRMÂO de jesus e apostolo rsrsr....

Porém evangélicos que dizem que existe o irmão de Deus encarnado rsrs, não fiquem alegres não... Quem era aquele APOSTOLO irmão DE JESUS, citado por Paulo, já que os únicos 2 Tiagos apóstolos não podem ser? Ja que a Igreja se explicou, e v6? Heeh

Um 3º Tiago apostolo inventado pela imaginação fraudulenta de Paulo?
_________________________________________________

Descontradizendo:

Vamos ler At 15:
2 Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, junto com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.
4 Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.
6 Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão.
13 Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me.
22 Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.
23 Com eles enviaram a seguinte carta:“ Os irmãos apóstolos e presbíteros, aos cristãos gentios que estão em Antioquia, na Síria e na Cilícia:

At 21:18 No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes.

Havia um terceiro Tiago que também era apóstolo. Este Tiago que foi ordenado apóstolo era de fato irmão de Jesus e foi o mesmo que escreveu a epístola de Tiago. Ele não estava entre os doze mencionados em Mateus, assim como Matias e Paulo também não estavam.

Este também era irmão de Judas, o que escreveu a epístola de Judas:
1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

No livro apócrifo: "A História de José, o Carpinteiro" no capítulo 2, vs.3 descreve claramente os nomes dos 4 irmãos e das 2 irmãs de Jesus por parte de pai:
"... Judas, e Josetos, Tiago e Simão; suas filhas chamavam-se Lísia e Lídia".

José era viúvo quando conheceu Maria. E, este era bem mais velho que ela. O livro diz que Maria tinha 14 anos quando ficou grávida de Jesus (5:1). O livro também menciona que Tiago era o mais novo filho do primeiro casamento (11:1). Não menciona o paradeiro de Judas, mas diz que os outros quatro filhos haviam se casado (11:1).

O relato concorda com o que Paulo disse em Gl 1:9 "Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor".

E também concorda com Jd 1 "Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:"

Conclusão:
Por tanto, havia um terceiro Tiago (o que escreveu a epístola de Tiago), irmão de Jesus e de Judas (o que escreveu a epistola de Judas), descrito em Atos 15 e 21:18 que era contado entre os apóstolos e presbíteros, cuja figura, exercia autoridade e opinião de liderança na igreja. Era este Tiago que Paulo estava se referindo em sua carta aos Gálatas.

Por tanto, não há nenhuma mentira da parte de Paulo.

Fonte:
"Apócrifos e pseudo-epígrafos da Bíblia", organizado por Eduardo de Proença, Fonte Editorial, pg. 436-438.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário