domingo, 9 de fevereiro de 2014

Maria respeitava a Lei?

Tópico proposto por Élbio na comunidade “Contradições da Bíblia”:

Maria respeitava a Lei?

Partindo da opinião defendida aqui no fórum de três formas diferentes (um debatedor de forma elegante, outro colando apologias e outro agredindo e asseverando estultices) de que MARIA, A MÃE DE JESUS, PARIU VIRGEM E FICOU VIRGEM A VIDA TODA, SENDO ABDUZIDA AOS CÉUS EM CARNE E OSSOS, vamos raciocinar:

1. Maria era judia.
2. Os judeus seguiam, obrigatoriamente, a Lei da Torá.
3. José morreu sem deixar descendência.
4. O que - obrigatoriamente - aconteceu com Maria "após a morte de José?"

“... se um deles morrer sem filhos [...] o irmão do defunto a receberá, e suscitará descendência, e ao filho primogênito que tiver dela porá o nome de seu irmão, para que o nome deste não se extinga [...] se ele não quiser receber a mulher do seu irmão, a qual é devida segundo a Lei, irá ela à porta da cidade e recorrerá aos anciãos [...] a mulher [...] lhe tirará o sapato do pé, lhe cuspirá na cara e dirá: Assim será feito ao homem que não edifica a casa de seu irmão. E a sua casa será chamada, em Israel, a casa do descalçado” (Deuteronômio 25: 5-10).

É a Lei do Levirato (yibbum).

José tinha irmão?

Sim. Chamava-se Cléofas, segundo Hegésipo (Eusébio, A História da Igreja, 3.11).
__________________________________________________

Refutando:
1. Quem disse que José não tinha descendência? Eu já argumentei abaixo que biblicamente e também no livro apócrifo de "José, o carpinteiro", Jesus tinha outros irmãos. O livro de José, diz que eram filhos apenas de José do seu primeiro casamento.

2. Vamos ler a lei novamente: "... se um deles morrer sem filhos [...] o irmão do defunto a receberá, e suscitará descendência, e ao filho primogênito que tiver dela porá o nome de seu irmão, para que o nome deste não se extinga [...] se ele não quiser receber a mulher do seu irmão, a qual é devida segundo a Lei, irá ela à porta da cidade e recorrerá aos anciãos [...] a mulher [...] lhe tirará o sapato do pé, lhe cuspirá na cara e dirá: Assim será feito ao homem que não edifica a casa de seu irmão. E a sua casa será chamada, em Israel, a casa do descalçado” (Deuteronômio 25: 5-10).

* A Lei diz "se" não tiver filhos. Nesse caso, José teve seis filhos. Por tanto não se encaixa na lei.
* A Lei também diz que o irmão pode não querer a cunhada como esposa. Ou seja, mesmo que fosse fato que José não tivesse filhos, isso não significa que Cléofas recebeu Maria como esposa.
* Outra questão é que o Sr. Élbio precisa pressupor que o tal Cléofas estava vivo quando José morreu. O livro de José diz que Maria tinha 14 anos quando engravidou de Jesus. Isso denota que José era bem mais velho que ela. Por isso, não se sabe que idade tinha Cléofas e nem se este estava vivo quando Maria ficou viúva de José.
* Quando José morreu, Jesus tinha no mínimo 12 anos de idade. Por tanto, José tinha um filho. Este filho (Jesus) automaticamente desvinculava Maria dessa lei. Pois a lei visava um irmão que morreu sem deixar filhos. E este não é o caso de José, ele tinha Jesus. O propósito da lei era que a descendência do irmão perpetuasse. Nesse caso, não era necessário, José tinha Jesus para carregar o seu nome.

Conclusão:
Se trata apenas de uma mera especulação sem base histórica e que desfalece diante da revelação bíblica, histórica e de outros textos do I e II século.

Jesus tinha outros irmãos! Não filhos de Maria e sim de José. Como a Bíblia revela, José permaneceu vivo pelo menos até os doze anos de idade de Jesus.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário