Bem, tive uma dúvida com relação ao batismo, fui
pesquisar, mas não encontrei resposta, apenas textos explicando o que é o
batismo, quem puder responder eu agradeço.
A Bíblia fala em Mt. 3 sobre o batismo... vimos que
a prática do batismo já existia antes de Jesus começar o seu ministério:
"Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele
dizia: 'Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo'".
Então, o batismo por imersão com o fim simbólico de
limpar, se lavar dos pecados, já exisitia... e a dúvida seria: quando o batismo
EM ÁGUAS começou a ser praticado? em que momento entre o A.T. e o N.T. foi
eliminado a circuncisão como sinal de pureza e passou-se a adotar o batismo?
_________________________________________________
Respondendo:
Bom, vou escrever alguns textos sobre o assunto
tirados de três livros:
1. "Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja
Cristã"; editada pela Edições Vida Nova; Editor Walter A. Elwell,
pg.148-161.
2. "O Novo Dicionário da Bíblia"; Edições
Vida Nova; Organizado por J. D. Douglas; pg.196-199.
3. "Enciclopédia de Bíblia, Teologia e
Filosofia - Volume 1"; editora Hagnos; de R; N; Champlin; pg.456-474.
Enciclopédia
Histórico-Teológica da Igreja Cristã:
"Derivado
da palavra grega baptisma, "Batismo", denota a ação de lavar ou
mergulhar na água, que desde os tempos mais antigos (At 2:41) tem sido usado
como o rito da iniciação cristã. Suas origens tem sido procuradas nas purificações
no AT, nas ilustrações das seitas judaicas, e nas lavagens pagãs paralelas, mas
não pode haver dúvida alguma de que o batismo, conforme o conhecemos, começou
com João. O próprio Cristo, tanto pelo precedente (Mt 3:13) como pelo preceito
(Mt 28:19), nos dá autoridade para sua observância. Com este fundamento, tem
sido praticado por quase todos os cristãos, embora tentativas tenham sido
feitas para substituí-lo por um batismo de fogo ou do Espírito, em termos de Mt
3:11.
Fica
razoavelmente certo de que a imersão era a prática original, e assim continuou
até a Idade Média. Os reformadores concordavam que a imersão ressaltava melhor
o significado do batismo como morte e ressurreição,...
... Um
indício do significado do batismo é oferecido por três figuras no AT:
1. O dilúvio:
1 Pe 3:19-20 - "... no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias
de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber,
oito, foram salvas por meio da água,...".
2. O Mar
Vermelho: 1 Co 10:1-2 - "Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o
fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram
pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar".
3. A
circuncisão: Cl 2:11-12 - "Nele também vocês foram circuncidados, não com
uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo,
que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram
sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no
poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos".
Todas estas
figuras referem-se de modos diferentes à aliança divina, ao seu cumprimento
provisório num ato divino de julgamento e de graça, e ao cumprimento vindouro e
definitivo no batismo da cruz. A ligação entre a água e a morte e a redenção é
especialmente enfatizado na terceira.
Quando
chegamos à ação propriamente dita, há muitas associações diferentes; porém
mutuamente relacionadas. A mais óbvia é a da lavagem em Tt 3:5 - "não por
causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele
nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,", sendo
que a água purificadora é ligada com o sangue de Cristo, por um lado, a com a
ação purificadora do Espírito, por outro lado (veja 1 João 5:6 e 8 - "Este
é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por
água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o
Espírito é a verdade... o Espírito, a água e o sangue; e os três são
unânimes".), sendo que, assim, somos levados imediatamente à obra divina
da reconciliação. Uma segunda associação é aquela da iniciação, adoção ou, mais
especialmente, regeneração (Jo 3:5 - "Respondeu Jesus: “Digo-lhe a
verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do
Espírito"., sendo que, mais uma vez, a ênfase recai sobre a operação do
Espírito em virtude da obra de Cristo.
Estes temas
diferentes acham seu enfoque comum no pensamento primário do batismo (no poder
destruidor, porém também vivificante, da água) no sentido de afogar-se e
emergir à nova vida, i.é, morte e ressurreição (Rm 6:3-4 - "Ou vocês não
sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em
sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a
fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do
Pai, também nós vivamos uma vida nova").
Mas aqui,
também, o que a ação realmente testifica é a obra de Deus na morte vicária e
ressurreição de Cristo. Esta identificação com os pecadores, no julgamento e na
renovação é aquilo que Jesus aceita quando vem para o batismo de João, e o que
Ele cumpre quando toma Seu lugar entre dois ladrões na cruz (Lc 12:50 -
"Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele
se realize!"). Aqui temos o verdadeiro batismo do NT, que torna possível o
batismo da nossa identificação com Cristo e subjaz o sinal exterior, pelo qual
é confirmado. Como a pregação e a Ceia do Senhor, "Batismo" é uma
palavra evangélica que nos diz que Cristo morreu e ressuscitou em nosso lugar,
de modo que nós morremos e tornamos a viver nEle, e através dEle (Rm 6:4 e 11 -
"Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de
que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai,
também nós vivamos uma vida nova... Da mesma forma, considerem-se mortos para o
pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus".)”.
O Novo
Dicionário da Bíblia:
J. D. Douglas praticamente nos oferece o mesmo
conteúdo dos tópicos anteriores. Por isso, não há necessidade de repetir a
mesma abordagem.
Enciclopédia
de Bíblia, Teologia e Filosofia:
R. N. Champlin nos traz alguns acréscimos
interessantes:
"Os
ritos de iniciação e purificação são antiquíssimos, sendo comuns praticamente a
todas as religiões. As purificações estavam ligadas ao nascimento, à morte, à
guerra e ao contato com os mortos ou com supostos espíritos. Nas religiões
primitivas, acreditava-se que a água envolvia alguma espécie de vida, mormente
no caso de águas que manam do solo e se movem sob a forma de ribeiros ou rios.
Até mesmo lagos e oceanos, que demonstram movimento à superfície de suas águas,
eram tidos como investidos de vida. Na religião dos antigos gregos encontramos
muitas alusões poéticas a tais crenças. Na Ilíada, encontramos o rio vivo,
divino e personificado de Escamander, bem como as águas constantes da poesia
grega. Na Índia, as águas do santo rio Ganges são especialmente valorizadas
comno purificadoras. No culto de Isis, o rio Nilo figurava de forma
proeminente, e suas águas eram levadas até mesmo a países estrangeiros, com o
propósito de servirem em ritos religiosos. Os antigos teutões e celtas tinham
ritos de iniciação e purificação que envolviam o elemento água, muito antes do
cristianismo haver chegado às suas terras. Os romanos davam nomes e reconheciam
a paternidade através do uso da água. Entre outros povos, era praticado um
certo rito de batismo com sangue e saliva".
O mais, Champlin trará o mesmo conteúdo dos demais
acima citados.
Completando:
Há algumas questões que gostaria de ressaltar antes
de concluir:
1. É interessante observar que João Batista
simplesmente aparece operando a prática do batismo. De onde ele se baseou para
fazê-lo? Não sabemos. Pressupomos que o tenha feito em obediência à Deus como o
último profeta da antiga aliança que anunciava a nova aliança em Cristo. Digo
isto, porque não se tem em nenhuma outra cultura ou religião a aplicação do
batismo da forma como João nos trouxe e foi aprovado por Cristo. Este modo de
batismo por sua vez foi adotado pelos discípulos de Cristo e perdura até os dias
de hoje.
2. É que o NT faz a ponte e nos revela o
significado deste e porque sua forma era aplicada como era (imersão), ligando
isto ao dilúvio (Noé); a circuncisão (Abraão) e a Moisés (Mar Vermelho). Dentro
disso, o NT liga o batismo a obra de Cristo na cruz. É importante observar que
em todos estes casos veterotestamentários, o dilúvio está ligado a situações de
rompimento com algo anterior e passagem para um novo tempo, pacto ou aliança:
* O dilúvio sepultou o mundo antigo e trouxe o novo
mundo quando Deus faz um pacto com Noé;
* A circuncisão trouxe o pacto entre Deus e sua
descendência;
* Em Moisés, o Mar Vermelho rompe a escravidão
egípcia e conduz o povo em direção a terra prometida.
Todos estes exemplos veterotestamentários apontam
para a nova aliança em Cristo por meio do sangue e da água!
Os primeiros batismo era de purificação.depois veio um só batismo que e o arrependimento dos pecado aí suge o batismo da água que a água representa ou simboliza o lavar a sucheira e como Jesus lavou os pés dos dicipolo.
ResponderExcluir