segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cassini e o Senhor dos Anéis, Saturno.

Até 24 de março de 1655, somente a Terra e Júpiter possuíam luas que haviam sido observadas.
No próximo dia, Christiaan Huygens descobriu a maior lua de Saturno: Titan (Titão).

Depois de passar duas vezes por Vênus, uma vez pela Terra, e uma vez por Júpiter, e percorrer cerca de 1 bilhão e 500 milhões de quilômetros, tudo isto em sete anos, a sonda Cassini chegou em Saturno.

Mas a chegada ao Senhor dos Anéis (Saturno) era apenas o começo de um dos mais arrojados projetos interplanetários: pousar uma pequena sonda, Huygens, na lua Titan, uma das 33 luas do planeta Saturno, descoberta há 350 anos atrás. Titan é a segunda maior lua do sistema solar (a maior é Ganymede, de Júpiter). Ela é a única lua até o momento que se sabe ter uma atmosfera. Sua temperatura de superfície é de -180¡C e sua atmosfera é tão densa que a pressão atmosférica produzida por ela próximo à superfície é 60% maior que a da Terra (isto é o que um mergulhador sentiria a 6 metros de profundidade). Sua órbita ao redor de Saturno é de 15,94 dias, pois Titan se encontra a 1,200,000 km de Saturno (o que é quase quatro vezes a distância entre a Lua e a Terra).

Além da atmosfera, Titan possui nuvens, tendo assim a aparência de um planeta. A grande aventura começou na véspera de Natal, 24 de Dezembro de 2004. A sonda espacial Cassini aproximava-se de Titan. Este seria o segundo encontro da sonda Cassini com Titan. Numa manobra arrojada e de grande precisão a pequena sonda européia Huygens foi liberada da nave mãe Cassini para seguir o seu curso até a Titan. Tudo foi calculado. Até o menor detalhe. Pois um sinal demoraria um pouco mais de uma hora para percorrer a distância entre o centro de controles na Terra e a sonda Cassini em órbita do planeta Saturno.

Vinte e cinco anos de trabalho entre cientistas e engenheiros estavam agora a caminho. Todo este esforço para num tempo de apenas duas horas e meia coletar o máximo de informação possível sobre a misteriosa lua Titan. 14 de Janeiro de 2005, um pequeno blimp captado aqui na Terra foi o único sinal de que a sonda Huygens estava bem e começava a sua descida até o solo da lua Titan. Foram horas de expectativa... até que as primeiras transmissões de dados começaram a chegar. Tudo havia corrido como o planejado. Três sistemas de paraquedas haviam funcionado perfeitamente para desacelerar a sonda. Cada um deles acionado pelos mecanismos da própria sonda. Daqui da Terra, os cientistas e engenheiros esperavam que todos os sistemas funcionassem conforme o planejado. E todos funcionaram. E acabou? Não! Tudo estava apenas começando.

A sonda Huygens na sua descida de duas horas e meia tirou mais de 1100 fotos, coletou informações sobre a atmosfera de Titan, e fez análises de elementos qu'micos existentes. Toda esta grande quantidade de informação é como um livro que precisa ser lido e interpretado. A outra parte do trabalho está apenas começando. Para muitos, 14 de Janeiro de 2005 foi apenas mais um sábado comum. Dia de descanso ou de arrumar as coisas pela casa. Para alguns poucos, foi o dia da vida deles. O sucesso de vinte e cinco anos de esforços dependeriam de apenas uns poucos 200 minutos. Mas valeu apena. Graças a homens, mulheres, organizações e governos com esta visão de conhecer o desconhecido e de tornar sonhos em realidade, estamos agora contemplando imagens nunca vistas de um mundo até então totalmente desconhecido: Titan, um dos muitos mistérios do sistema solar. Mas para que tanto investimento? Segundo alguns cientistas, Titan é como uma pequena cápsula do tempo, uma amostra do que seria a Terra há milhões ou até bilhões de anos atrás. Para eles, a lua Titan guarda o segredo de como vida teria surgido aqui no planeta Terra. Descobrir os seus mistérios seria como descobrir os mistérios da Terra primitiva.

Até que ponto esta linha de pensamento está correta?
A complexidade da vida aponta para uma racionalidade inteligente como a origem da sua existência, e não para um sistema puramente de elementos químicos que aleatoriamente se agruparam.

Talvez o maior mistério que os estudos poderão nos revelar no futuro é que a vida jamais teria surgido espontaneamente e naturalmente de um sistema como o de Titan.

Para a ciência criacionista a Terra nunca foi como Titan.

E quem não garante que ela está correta?

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário