quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quem levou a cruz de Jesus?


 Jesus levou a própria cruz.
Jo 19:17 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,

Simão, o Cirineu levou a cruz de Jesus.
Mt 27:32 - E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.

Mc 15:21 - E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.

Lc 23:26 - E também os soldados escarneciam dele, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre,

----------------------------------------------------

Descontradizendo:
Por Pipe

Jo 19:17 - "E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,"

Lc 23:26 - "E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus".

Mc 15:20-21 - "E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes, e o levaram para fora, a fim de o crucificarem. E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz".

Mt 27:31-32 - "E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado. E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz".

João não diz que Simão não levou a cruz de Jesus. João diz apenas que ele "saiu com sua cruz nas costas em direção ao Gólgota".

Mateus, Marcos e Lucas dizem que ele saiu e logo no início, talvez devido aos seus ferimentos e impossibilitado de continuar carregando a cruz, constrangeram Simão a ajudá-lo.

Observe que os textos se completam. João diz que "saiu"; Lucas diz: "E quando o iam levando"; Marcos: "e o levaram para fora"; e Mateus diz: "E, quando saíam". Ou seja, foi logo na saída que Simão foi tomado a levar a cruz de Jesus. Eles não dizem que Jesus não saiu com a cruz nas costas. Eles dizem que Jesus saiu e logo no início fizeram Simão carregá-la.

Se não foi Jesus quem saiu com a cruz, quem foi então?

Portanto, parece ser meio óbvio que Jesus saiu com ela nas costas, e, impossibilitado de continuar carregando (devido aos ferimentos), os soldados fizeram Simão carregá-la.

Conclusão:
João diz que Jesus saiu com a cruz em direção ao Gólgota. Não relata que Simão carregou a cruz de Jesus logo no começo até o Gólgota. Porém, ele não diz que Jesus a levou até o Gólgota. Diz apenas, que ele saiu com ela em direção ao Gólgota. A questão de Simão a ter levado fica implícita a luz dos outros três Evangelhos.


Portanto, não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário