terça-feira, 30 de junho de 2015

A Igreja Católica Manipulou os Livros do Canon?

Chamamos de Canon os livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento.

Sempre se ouve da boca dos céticos, que a Igreja católica no IV século escolheu para compor a Bíblia apenas os livros que lhe interessava e ainda por cima de maneira maldosa. Como se ela estivesse ocultando verdades. Será?

Primeiro de tudo, se esta afirmação também inclui os livros do Antigo Testamento, ela é mentirosa. Pois o Antigo Testamento e todo o seu Canon já era evidenciado pelos escritos judaicos do primeiro século. Em todos eles, todos os livros que até hoje compõe o AT já faziam parte do Canon. Após a queda de Jerusalém em 70 A.D. o Concílio de Jâmnia apenas oficializou em definitivo o Canon do AT.

Isto deixa fora de questão a influência católica sobre o AT, uma vez que este concílio foi feito pelo Judaísmo liderado pelo Rabino Yohanan ben Zakkai antes do final do primeiro século.

E quanto ao Novo Testamento?
O maior testemunho contrário ao tema deste tópico é o de um homem chamado Irineu (180 A.D.).

Educado na Ásia Menor, aos pés de Policarpo, o discípulo de João, Irineu tornou-se bispo de Lion, na Gália, em 180 A.D.

Seus escritos confirmam o reconhecimento canônico dos quatro evangelhos, Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, 1 Pedro e 1 João e Apocalipse.

Em Contra Heresias, tratado escrito por Irineu, é evidente que até 180 A.D. a idéia de quatro evangelhos se tornara axiomática em toda a cristandade.

F.F.Bruce afirma que:
"quando finalmente um concílio da igreja - Sínodo de Hipona (393 A.D.) - elaborou uma lista dos vinte e sete livros do Novo Testamento, não conferiu-lhes qualquer autoridade que já não possuíssem, mas simplesmente registrou a canonicidade previamente estabelecida".

Desde então, católicos e protestantes possuem o mesmo Canon referente ao Novo Testamento.
Então, percebam que Irineu foi um século antes da era católica. E ele evidencia o testemunho de livros que, seguramente faziam parte da tradição da igreja primitiva. Esta considerava-os como inspirados por Deus e tendo a mesma autoridade do AT.

Mesmo que o Sínodo de Hipona tenha oficializado o Canon do NT dentro da era católica, ele apenas confirmou o que a tradição dos apóstolos e discípulos destes já faziam nos dois séculos anteriores de história da igreja.


Portanto, fazer afirmações de manipulações maldosas com relação ao Sínodo de Hipona é apenas especular algo que não tem testemunho histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário