terça-feira, 2 de junho de 2015

Os discípulos ficaram amedrontados ou se alegraram quando viram Jesus?


Os discípulos ficaram amedrontados quando viram Jesus.
Lc 24:37 - E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.

Os discípulos se alegraram quando viram Jesus.
Jo 20:20 - E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.

--------------------------------------------------
Descontradizendo:
Por Guilherme Born

Estes dois versículos se tratam do primeiro encontro de Jesus com os discípulos:

Vamos ver o contexto de Lucas que diz que eles estavam com medo:
Lucas 24:
37 - E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
38 - E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos ao vosso coração?
39 - Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
40 - E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 - E, não o crendo eles ainda por causa da alegria e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?

O que está acontecendo aqui? O contexto mostra que em Lucas está relatado que eles estavam maravilhados e alegres, porém Lucas nos dá o detalhe do momento em que Jesus aparece e causa um "espanto e medo", mas isso não afirma que eles não estavam alegres.

Portanto, tanto João e Lucas afirmam que eles estavam alegres, porém João apenas mencionou a alegria e Lucas mencionou também o "susto" que os discípulos levaram quando Jesus apareceu.

Penso que este espanto e medo foi ocasionado pela aparição de Jesus no local que estava bem trancado, afim de evitar a entrada dos Judeus (possivelmente soldados do templo). Essa aparição causaria espanto e os faria pensar ser um fantasma por causa das portas estarem trancadas.

Portanto, não há contradição.
_____________________________________________

Por Pipe

Lucas apenas relata o encontro com mais detalhes do que João. Onde eles se assustam e pensam estarem vendo um fantasma:

37 - "E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito".

Porém, logo em seguida, o próprio Lucas diz que após Jesus lhes mostrar mãos, pés e que o tocassem, todo o medo deles é transformado em alegria.
39 - "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho".
40 - "E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés".

41 - "E, não o crendo eles ainda por causa da alegria e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário