domingo, 21 de junho de 2015

Como Judas morreu?


 Ele se enforcou.
Mt 27:5 - E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

Ele caiu e morreu.
At 1:18 - Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

----------------------------------------------------

Descontradizendo:
A Bíblia de Estudo NVI nos traz a seguinte possibilidade:
"Mt 27:5 relata que Judas se enforcou. Parece que, quando o corpo finalmente caiu, quer por causa da decomposição, quer porque alguém o derrubou, cortando a corda, estava tão decomposto, que se partiu ao meio".

A segunda possibilidade:
A Bíblia de Estudo NVI nos traz também outra possibilidade.
"Outra possibilidade é que "enforcou" em Mt 27:5 signifique "empalou" e aqui se faça referência aos resultados horripilantes do suicídio de Judas"

E continua...
"Na prática israelita e cananéia, o enforcamento era uma exibição dos cadáveres, e não o modo de execução propriamente dita".

A terceira possibilidade:
"Um reconstrução possível seria esta: Judas enforcou-se numa árvore à beira de um precipício no vale de Himom. Após estar ali pendurado por algum tempo, o galho da árvore quebrou-se ou a corda cedeu e Judas caiu pela beira do precipício, dilacerando o seu corpo. A queda poderia ter sido antes ou depois da morte como provariam ambas as explicações. Essa possibilidade é perfeitamente natural quando examinamos o terreno do vale de Himom. Do alto do vale podemos ver terraços rochosos de 10 a 15 metros de altura e quase perpendiculares. Há também árvores que crescem em volta do precipício e um piso rochoso no alto. Portanto é fácil concluir que judas colidiu com as rochas salientes em sua queda, rasgando seu corpo. è importante lembrar que nós não temos informações sobre o tempo que Judas permaneceu pendurado na árvore ou qual o grau de decomposição de seu corpo antes da queda".
Fonte: Josh McDowell e Don Stewart; "Resposta àquelas perguntas"; editora Candeia; pg.104-105.

Outra fonte:
Outro que concorda com Josh McDowell e Don Stewart é Gleason Archer em seu livro: "Enciclopédia de Temas Bíblicos" pela editora Vida, pg.291-292.

Conclusão:

A questão é que não temos do mesmo modo como provar que ele não se enforcou. A priori, parto do princípio que ele foi. Se ele não se enforcou, a contradição de fato não existe e não temos uma contradição. Porém, se ele foi e se enforcou, temos que refutar a aparente contradição. E o que argumentei é que mesmo que ele tenha se enforcado, não há uma contradição!

Pipe

3 comentários:

  1. "Um reconstrução possível seria esta: Judas enforcou-se numa árvore à beira de um precipício no vale de Himom"

    E aonde diz isso na Bíblia ?

    ResponderExcluir