terça-feira, 16 de junho de 2015

Jesus ficou calado durante o julgamento diante de Pilatos?


 Ele ficou calado.
Mt 27:12-14 - E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado.

Ele respondeu todas perguntas.
Jo 18:33-38 - Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isso, voltou até os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

-------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Mt 27:12-14”E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado”.

Vamos ler também o vs.11 – E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes”.

Obs: O texto está dizendo que Jesus respondeu a primeira pergunta de Pilatos e se calou na segunda.

Qual foi a pergunta que Jesus respondeu?
R: ”És tu o Rei dos judeus?”

Qual foi a pergunta que Jesus não respondeu?
R: ”Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?

É diante desta pergunta que Jesus se silencia.


Jo 18:33-38”Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isso, voltou até os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum”.

Vamos esmiuçar o texto:
”Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus?"

Qual foi a pergunta que Jesus respondeu?
”Tu és o rei dos judeus?”

Jesus então inicia sua resposta:
”Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?"

Note que a pergunta não é a mesma abordada por Mateus quando Jesus se silencia. Jesus responde a esta pergunta:
"Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui”.

Pilatos então lança outra pergunta:
”Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei?'

Note que a pergunta não é a mesma de Mateus quando Jesus se silencia.
”Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”.

Então Pilatos termina com a conversa.
”Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isso, voltou até os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum”.

Conclusão:
Tanto Mateus quanto João dizem que Jesus respondeu a pergunta de Pilatos: "Tu és o Rei dos judeus?"

João não descreve o período de silêncio diante da pergunta que Mateus 27:13 faz: "Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?"

Portanto, também não diz que Jesus não ficou em silêncio. Pois, ele não abordou esta pergunta em seu texto.

Porém, ele não contradiz Mateus, uma vez que, a mesma pergunta feita em Mateus, João descreve que Jesus respondeu.

Diante disto, Mateus não diz que Jesus ficou em silêncio diante de todas as perguntas. E sim, apenas diante da última pergunta. A qual, João não descreve em seu texto.

Portanto, seria contradição, se João descrevesse tal pergunta e Jesus a tivesse respondido.
Concluindo, não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário