quarta-feira, 3 de junho de 2015

Quem enviou o Espírito Santo?



Jesus enviou o Espírito Santo.
Jo 15:26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.

O pai de Jesus enviou o Espírito Santo.
Jo 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:

Por Guilherme Born

Vamos ao texto na NVI, por ser mais claro:
João 15:26 - “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 14:26 - Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Relacionando
João 15:26 - Jesus enviará da parte do Pai. O Espírito Provém do Pai. Ou seja, mesmo o texto dizendo que Jesus trouxe, o espírito vem do Pai.

João 14:26 - O Pai enviará no nome do Filho.

Jesus trouxe da parte do Pai, ou seja, o Pai mandou através do Filho o Espirito Santo. Me digam, qual é a diferença entre os dois? Nenhuma.

Vamos melhorar a explicação.
Jesus enviará da parte do Pai - Da parte do Pai diz o que? Que Jesus está trazendo o ES que o Pai enviou. Sendo assim, quem enviou? O Pai

O Pai enviará no nome do Filho - O versículo já diz que o Pai enviará, porém através do Filho, usando o nome do Filho.

Vamos a um exemplo prático.
Eu quero enviar uma encomenda. Mas pedi para a minha mulher que ia viajar levar a encomenda. Chegando lá, ela comentou com o remetente:

O meu marido mandou a encomenda através de mim.
ou
Eu trouxe a encomenda da parte do meu marido.

Existe contradição nestas duas informações ou elas dizem exatamente a mesma coisa? Obviamente diz a mesma coisa. O texto é claríssimo e livre de interpretações. Aqui não é questão de interpretação, mas o que o texto diz, é o que realmente aconteceu, ou seja, o texto é literal.


Portanto, não há contradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário