domingo, 3 de janeiro de 2016

A Aposta de Pascal (O debate)


"A Aposta de Pascal, criada por Blaise Pascal, longamente apresentada no livro "Penseés", não é um argumento direto da existência de Deus. É um argumento que poderá ser considerado calculista, a favor de um comportamento humano de acordo com a existência de Deus, seguindo a "razão do coração". Este argumento tem mais ou menos o conteúdo que se segue:

* Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.
* Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.
* Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.
* Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno".

O Debate:
David (Cético): O grande problema é que ele ignorou a hipótese de existência de Deuses não cristãos, que na verdade iriam dividir os 50% de chance de existência com Jeová.
Pipe: No my friend. Ele disse:
* Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.
* Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno.

Ele não ignorou a existência de outros deuses. Porém, os 50% dizem respeito apenas a quem acredita em Deus e nas Escrituras. Ou seja my friend, o Deus da Bíblia não dá espaço para a existência de outros deuses. Ele é único. Ou seja, se o Deus da Bíblia existe, quem não acredita nEle ou acredita em outros deuses tem o mesmo destino. Understanding?

Cético: Vejamos por exemplo que a existência de qualquer Deus hindu implicaria na não existência de Jeová.
Pipe: Bom, nesse caso, Jeová na verdade seria rebaixado e acrescentado a lista de mais um deus entre os milhares de deuses hindus. Os deuses hindus são ecumênicos, ou seja, se toleram um ao outro e não exigem nenhum tipo de adoração exclusiva. Portanto, Jeová não seria necessariamente tirado da existência. Na teologia hindu, Jeová seria apenas mais um e não que inexiste.

Cético: Sendo o número oficial de Deuses hindus girando em torno dos 300 milhões , e que a existência de qualquer desses deuses implica na não existência de Jeová,
Pipe: Depende. Se estes milhões de deuses são o que a Bíblia denota que são (demônios). A aposta continua aberta. Quem quiser que aposte nos 50% de probabilidade deles existirem e arquem com as conseqüências disto. Porém, neste caso, se eles de fato existirem, eu também não tenho com o que me preocupar. Pois, todos eles pregam a reencarnação e a salvação (ou melhor evolução espiritual) por meio das obras. Como sou um cara bem legalzão. Baseando-me nestas doutrinas hindus, reencarnarei num plano astral bem superior a este. Neste ponto eu tenho 100% de changes de me dar bem com Deus ou com os deuses hindus.

Cético: Ele parte do pressuposto de 50% de sim e de não p/ a existência de deus. logo após elabora as conclusões que vc citou. Porém o pressuposto dos 50% de sim, devem ser imparciais em relação a outros deuses que podem excluir a existência de Jeová.
Pipe: Você está ignorando que a aposta consiste em duas coisas. Não se trata apenas de crer em um deus. Se trata de crer no Deus que a Bíblia revela. Ele diz:

”Se você acredita em Deus e nas Escrituras...”. Se você acredita num deus que não é o Deus da Bíblia, você está incluso nos 50% contrários a isto. Você pode acreditar no Juju da Montanha, em Thor, em Zeus, em Odin, nos milhões de deuses hindus. Para Pascal, você está do outro lado da aposta. Ou seja, se o Deus da Bíblia existir, quem não crê nEle está no inferno.

Cético: 1) "na teologia hindu Jeová seria apenas mais um".... isso está corretíssimo, o q demonstra que matematicamente a religião hindu possui muito mais chances de estar correta do que o cristianismo.
Pipe: 1. Não na aposta de Pascal. Na aposta de Pascal, a chance deles é de 50%.
2. E, como eu já disse, mesmo na aposta dos deuses hindus, se eles de fato existirem, eu também estou salvo e reencarnarei num plano superior. Portanto, as minhas chances são de quase 100%.

Cético: 2) Porém na teologia cristã a veracidade de qualquer história a respeito de qualquer Deus Hindu não seria tolerada, o q faz com que a recíproca do ítem acima seja inválida. Lembre-se que estou calculando a probabilidade de existência de Jeová!
Pipe: Não senhor. Na teologia cristã se afirma que estes milhões de deuses hindus são na verdade demônios. Portanto, na teologia cristã não se nega sua existência. Afirma apenas o que eles são de fato: demônios!

Cético: Veja: A veracidade da história de Brahma, ou de qualquer outro deus hindu exclui a existência de Jeová. Nesse ponto que meu cálculo está baseado.
Pipe: A existência de Brahma é bíblica. A Bíblia chama Brahma de Satanás e seus demônios.

Cético: 3) Existem 5 deuses no mundo (A, B, C, D e E)
Pipe: Não meu amigo, existe um único Deus e o resto são demônios.

Cético: 4) A existência de B , C , D , ou E , exclui a possibilidade da existência do Deus A, pois a teologia proposta pelos seguidores do Deus A é monoteísta e excludente em relação a veracidade de outras histórias religiosas.
Pipe: A existência de demônios não exclui a existência do único Deus, pois a teologia proposta pelos seguidores do Deus Único revela a existência destes disfarçados de falsos deuses.

Cético: 5) Os Deuses B, C, D ou E , toleram a coexistência de qualquer outro deus, inclusive de A.
Pipe: Na verdade, eles nem tem muito o que fazer. Pois afinal, o que os demônios poderiam fazer com relação a Ele?

Cético: conclusões: -Probabilidade de deus não existir: 50%
Pipe: Não filho, tá errado. O correto é: Probabilidade do Deus da Bíblia existir 50% e de não existir 50%.

Cético:
-Probabilidade de A existir: 10%
-Probabilidade de B existir: 10%
-Probabilidade de C existir: 10%
-Probabilidade de D existir: 10%
-Probabilidade de E existir: 10%

Pipe:
Não. O cálculo de Pascal é assim:
-Probabilidade do Deus Único (A) existir: 50%
-Probabilidade de B existir: 10%
-Probabilidade de C existir: 10%
-Probabilidade de D existir: 10%
-Probabilidade de E existir: 10%
- Probabilidade dos ateus estarem certos: 10%

Isto pré-supondo que existem apenas 5 possibilidades debaixo da primeira proposta. Pois segundo tua proposta, isto deverá ser divisível com milhões de deuses hindus + deuses gregos + deuses nórdicos como Thor, Odim + agnósticos + Panteístas + caras que acreditam em Deus Jeová, mas não acreditam na Bíblia. Dae sim, a tua aposta ficará em 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,1%

Cético: o erro de pascal foi ignorar os outros Deuses.
Pipe: Não Sr, ele não ignorou. Ele apenas os colocou no lado oposto aos 50% do Deus da Bíblia.

Cético: esse seu papo de demônio é mentira p/ os seguidores de outras religiões , daí a parcialidade do modelo vai pro espaço!
Pipe: Mas foi isso que Pascal disse. Pascal disse quer apostar nos 50% oposto? Aposte! Acreditando ou não em demônios, tome a sua decisão e se arrisque do lado oposto.

Cético: Caramba elaborar um modelo parcial é mole d+!!!!! é só eu falar que tal coisa é 100% pq td é mentira e contos de fadas!
Pipe: Frase de difícil entendimento. Tá falhando as pilhas.

Cético: Agora o meu raciocínio foi extremamente imparcial, não foi igual ao que vcs estão propondo , cheios de PRÉconceitos.
Pipe: Filho, a proposta não é minha. A proposta é de Pascal. Foi você quem se meteu a besta a querer refutá-la. Agora refute-a!

Cético: Pascal ele deu total credibilidade ao Deus bíblico em um modelo supostamente lógico, e tirou a credibilidade dos milhões de outros deuses.... daí ele perdeu a lógica!!!!!!
Pipe: Tá, mas e daí? Vai refutar ou não vai? C não disse que ela já tinha sido refutada milhares de vezes?

A lógica do raciocínio de Pascal está justamente no fato de que o Deus bíblico é único, e se existe outros deuses, os cristãos também não tem com o que c preocupar. E mesmo que nenhum deus não exista, o cristão viveu uma vida digna e feliz no que chamamos de existência. To no lucro de qualquer jeito mesmo.

Cético: Alias, o seu Deus é diferente do deus de qualquer outro cristão, inclusive.
Deus é algo muito particular, cada um tem o seu. ( ou não)
Pipe: Vixi, então a fé cristã tem 2 bilhões de deuses C cada cristão tem um Deus particular... rsrsrsrs

Deixe-me te ensinar o cálculo de Pascal:
Deus da Bíblia = 50%
Deuses existentes + ateus = 50%
Cristãos e suas chances de salvação:
Deus da Bíblia = 50%
Deuses existentes = 49,9.. %
Deus não existe = 0,1%
Tamo feito de qualquer jeito mininu.

Cético: Você poderia me explicar o porquê de a chance de deuses não existirem não é igual à de deuses existirem?
Pipe: Mas, mininu, tu tá com problema de interpretação mesmo heim?

Deus = 50%
Deuses + Ateus = 50%
Onde c ta vendo a impossibilidade dos deuses existirem na aposta de Pascal?

Cético: Tupã = 50%
Deuses existentes + ateus = 50%
Conclusão, acho melhor vc passar a acreditar em tupã.
Pipe: Faz o seguinte agora. Me mostre aonde eu não acreditar em Tupã eu serei condenado? Me mostre aonde na cultura Tupi não crer em Tupã gera condenação eterna?

Cético: Simples. Eles admitem somente o Deus deles. Não conseguem enxergar a possibilidade que não exista Deus algum. Isso é martelado na cabeça deles desde cedo, difícil mudar.
Pipe: Na aposta de Pascal a possibilidade dos deuses existirem é de 50%. Porém, quem está do lado oposto aos deuses tem somado a isto a crença nas Escrituras Sagradas (Bíblia). E esta por sinal, diz que estes deuses são demônios. Ou seja, há somente um Deus! E é a crença nestas escrituras que nos leva a concluir a não existência de deuses e sim de demônios.

Cético: Você não entendeu! Ninguém mais crê em Tupã, Thor, Amon Ra, Júpiter, etc. Portanto ninguém mais vai perder tempo em desacreditar esses mitos. Daí o "cachorro morto".
Pipe:
1. Tupã não é deus e sim apenas um
mensageiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tup%C3%A3
2. Thor é um bundão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor por isso ninguém mais o adora.
3. Amon Rá era um deus egípcio que foi trocado por Alá (Deus, Ywhw)... rsrsrs... tadinho. Nem o povo dele foi fiel a ele. Trocaram ele pelo Deus do Judeus... kiákiakiá
4. Jupiter: Dê uma lidinha na história dele e você entenderá porque só alguns manés ainda acreditam na historinha dele http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BApiter_(mitologia) kkkkk

Cético: Logo, a existência de outro deus monoteísta não anularia a imparcialidade de Pascal.
Pipe: O que tem ocorrido é que em diversas culturas o nome Deus (grego) tem aparecido com outros nomes, ex:

YWHW = Judeus
Alá = Muçulmanos
Nhanderuete = Tribos de língua Tupi
Viracocha = Incas
El Elyon = Cananeus
Thakur Jiu = Santal
Magano = Povo Gedéo da Etiópia
Koro = Os Mbaka da República Centro-Africana
Shang Ti = Chineses
Hananim = Coreanos
Y´wa = Os Karen da Birmânia
Karai Kasang = Os Kachin
Gui´Sha = Os Lahu
Siyeh = Os Wa
etc....


Sempre que ocorre a existência de um Deus monoteísta nas culturas, missionários e antropólogos o identificarão como o Único Deus revelado na Bíblia. As similaridades teológicas e a revelação recebida por estas culturas são muito similares a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário