sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Gn 1:1: "No princípio Deus...".

Esta é uma das declarações mais marcantes da história. No princípio Deus... (Gênesis 1:1). Não o princípio de Deus, mas sim o princípio daquilo que nós criaturas chamamos de realidade: a nossa realidade.
A existência do ser de Deus ultrapassa os limites dessa nossa realidade, a saber, o tempo, o espaço, a matéria e a energia.
“No princípio (origem do tempo) criou Deus os céus (origem do espaço) e a terra (origem da matéria)”.
(Gênesis 1:1) Portanto, Deus está acima de toda e qualquer investigação científica, estabelecida nos moldes dessa nossa realidade.
Perguntas como: Quem criou Deus? ou Quando Deus “apareceu”?, só fazem sentido dentro da nossa realidade, mas não dentro da realidade final que é a de Deus.
Ele não foi criado. Caso tivesse sido, Ele não seria Deus, mas sim uma criatura. Deus não “apareceu”. O tempo, sim, é que veio a existir porque Deus o criou.
Uma pergunta que exemplifica a diferença entre a realidade humana e a realidade divina, em termos científicos, é: Deus usou (no sentido de gastar) energia para criar a energia disponível no universo?
Segundo a nossa realidade, para Deus criar energia Ele teria que ser ou ter energia, o que a Bíblia ensina claramente não ser o caso (João 4:24).
Então como entender dentro deste contexto a lei da conservação que diz que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma? Esta é uma das leis criadas por Deus para que dentro da nossa realidade o universo criado pudesse funcionar segundo o planejado. (Compare Eclesiastes 3:14 com esta lei – Lei de Antoine Lavoisier).
Gênesis 1:1 nos ensina que Deus criou todas as coisas do nada (criação ex-nihilo). Ele não começou com alguma coisa para então aperfeiçoá-la ou moldá-la. Não havia nada disponível para que Ele usasse, nem mesmo o tempo. No entanto, o universo é resultado do ato criador de Deus, portanto, o universo traz em si mesmo características inerentes do Deus Criador.
Romanos 1:20 nos diz:
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas...”
A expressão “por meio das coisas que foram criadas” é a tradução de uma só palavra grega: poiema. A mesma palavra que deu origem à palavra poema na língua portuguesa.
Colocando de uma forma prática, toda a criação é o “poema” de Deus. Sendo assim, a natureza é um grande “outdoor” de Deus para as suas criaturas. Ela demonstra as qualidades do Deus Criador por meio do design inteligente e intencional tão claramente visto na natureza através da complexidade de cada organismo vivo e da complexidade das interações de cada organismo vivo com o meio ambiente onde este se encontra. Tudo interagindo em perfeita harmonia. Tudo funcionando em perfeita sintonia. Tudo funciona assim por uma única causa: "No princípio Deus..."
Deus: a causa primeira e a causa única.


Nenhum comentário:

Postar um comentário