quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Jesus, Maria e José foram para o Egito ou Nazaré?


Eles foram para o Egito depois do nascimento de Jesus.
Mt 2:14 - E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.

Eles foram para Nazaré depois do nascimento de Jesus.
 Lc 2:39 - E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.

----------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Lucas não menciona:
1. A vinda dos magos;
2. O perigo da parte de Herodes;
3. A fuga para o Egito e a volta de lá.

Lucas propositalmente não menciona este intervalo entre Belém, Jerusalém, Egito e Nazaré. Ele menciona apenas Belém, Jerusalém e direto para a Galiléia. Isto não significa que não houve o intervalo do Egito. Mas, simplesmente por razões que desconhecemos, ele omitiu o intervalo no Egito.

Porém, devemos considerar Mt 2:22-23 - "E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas, avisado em sonhos por divina revelação, foi para as regiões da Galiléia. E chegou e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno".

Ou seja, Mateus revela que Jesus voltou do Egito para Nazaré. Portanto, ambos concordam que Jesus viveu sua infância em Nazaré.

Diante disto, fica implícito que Herodes morreu logo em seguida ao advento do infanticídio provocado nas redondezas de Jerusalém e Belém por sua ordem. Portanto, Jesus não permaneceu muito tempo no Egito. O tempo de permanência dele no Egito pode ter sido de dias ou meses apenas, vejam Mt 2:21 - "Então, ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel".

Jesus ainda era menino quando voltou para Israel. Lucas olhando para este advento, não achou necessário citar o período em que Jesus permaneceu no Egito.

Outra consideração que deve ser vista, é a de que Mateus explora em todo o seu escrito, as profecias cumpridas em Cristo. Ou seja, mostrar que Jesus de Nazaré era o Rei Messias da profecia hebraica. Já Lucas tem em mente apenas um relato histórico daquilo que testemunhas oculares relatavam a respeito de Jesus. E nesta compilação de testemunhos, não houve a inclusão do período no Egito.

Conclusão:
Não há nenhuma contradição. São dois relatos que trazem propósitos e pontos de vista diferentes um do outro. Mateus tinha a necessidade de ser preciso nas descrições mais minuciosas a respeito das profecias messiânicas que deveriam se cumprir no Cristo. Lucas não tinha isto em mente. Lucas poderia se dar ao direito de omiti-las. Porém, Mateus, deveria estar atento a tudo o que a Antiga Aliança revelava a respeito do Messias. E isto ele fez com precisão, evidenciando que Jesus era de fato o que dizia de si mesmo: O Messias!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário