terça-feira, 17 de junho de 2014

Como devemos tratar nossos pais?

Honrando-os:
Ex 20:12 -
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Dt 5:16 -
Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

Ml 4:6 -
e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Ef 6:2 -
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,


Desrespeitando-os:
Mt 12:47-48 - E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? (= Mc 3:32-33)


Mt 23:9 -
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Lc 9:59-60 -
E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus.

Lc 14:26 -
Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.


---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo vs. por vs.
Mt 12:47-48 - E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? (= Mc 3:32-33).

Jesus não desonrou Maria nesta passagem. O que ele fez foi apenas ampliar o limite de seu parentesco carnal aos do parentesco espiritual (cf. 8:21s; 10:37; 19:29).

O texto deixa claro que ele aproveitou a situação para ensinar a multidão este princípio verdadeiro do Reino de Deus onde todos chamam a Deus de Pai e uns aos outros como irmãos em Cristo. Foi Jesus que nos ensinou a chamarmos uns aos outros de irmãos.


Mt 23:9 - E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

A Bíblia de estudo da NVI diz que: "este texto é uma advertência contra procurar títulos de honra para alimentar o orgulho. Obviamente, devemos evitar um literarismo insensato ao aplicar esses mandamentos".

A Bíblia de Jerusalém se referindo a palavra pai neste versículo diz: "A palavra Abba (pai), também é usada como título honorífico".

R.V.G.Tasker em seu comentário de Mateus pela editora Mundo Cristão faz o seguinte comentário:

"Pai (Abba), o equivalente aramaico deixa claro que se tem em mente "pai espiritual". Como diz McNeile, "Abba não era modo comum de dirigir-se a uma pessoa viva, mas um título de honra para os rabis e para os grandes do passado". Daí se deduz o significado de sobre a terra".

Então observe que o texto de Mt 23 não está se referindo ao pai natural e sim a filiação espiritual como por exemplo "Pai Abraão". O único Pai espiritual que temos de fato é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo! Este é o sentido do texto.


Lc 9:59-60 - E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus.

A Bíblia de Estudo NVI faz o seguinte comentário do texto:

"Se o pai já tivesse morrido, esse homem poderia estar ocupado com o sepultamento naquele momento. Mas parece claro que queria ficar esperando até a morte do pai, que talvez ficasse no futuro ainda distante. Jesus lhe disse que os espiritualmente mortos podiam sepultar os fisicamente mortos, e que os espiritualmente vivos devem estar ocupados com a proclamação do reino de Deus".

Quantos casos de missionários que saem para pregar o Evangelho e muitas vezes não tem como voltar para enterrar seus pais quando estes morrem. É neste sentido que o texto está se referindo. Nós não devemos deixar de pregar o Evangelho por este motivo. Se todos forem pregar o Evangelho apenas quando tiverem morrido seus pais, isto implicaria em um grande problema para o Reino de Deus e a salvação de vidas.


Lc 14:26 - Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

A Bíblia de estudo NVI faz o seguinte comentário: "Significa que a pessoa deve amar a Jesus ainda mais que à sua família imediata".

A versão NVI traduz este texto da seguinte maneira: "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo".

Veja que o sentido não é desonrar a ninguém, e sim que devemos amar a Deus acima de todas as relações de sangue. Não este o primeiro mandamento? Amarás a Deus sobre todas as coisas?

O que o texto está querendo dizer é que se você tiver que escolher entre o teu parentesco, a tua própria vontade, a seguir a Cristo, você deverá seguir a Cristo!


Concluindo:

A Bíblia não nos ensina a desonrarmos pai e mãe, e sim o contrário disso. Os textos usados para contradizer esta afirmação não concluem o que a BDC propôs.

Pipe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário