quinta-feira, 12 de junho de 2014

Por quantos dias deve-se comer pão sem fermento durante a Páscoa?

Por seis dias: 
Dt 16:8 - 
Seis dias comerás pães asmos, e no sétimo dia é solenidade ao SENHOR, teu Deus; nenhuma obra farás.


Por sete dias:
Ex 12:15 - 
Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

Ex 23:15 - 
A Festa dos Pães Asmos guardarás; sete dias comerás pães asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de abibe; porque nele saíste do Egito; ninguém apareça vazio perante mim;

Dt 16:3 - Nela, não comerás levedado; sete dias nela comerás pães asmos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.

 ---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Vamos ao contexto dos textos:

Ex 12:15-20
  Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel. E, ao primeiro dia, haverá santa convocação; também, ao sétimo dia, tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte e um do mês à tarde. Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães asmos.

Observe que o texto diz que no último dia deveria haver uma reunião e que todos os dias inclusive neste dia deveria se comer pães asmos.


Dt 16:3-8 - Nela, não comerás levedado; sete dias nela comerás pães asmos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida. Fermento não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã. Não poderás sacrificar a Páscoa em nenhuma das tuas portas que te dá o SENHOR, teu Deus; senão no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito. Então, a cozerás e comerás no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus; depois, sairás pela manhã e irás às tuas tendas. Seis dias comerás pães asmos, e no sétimo dia é solenidade ao SENHOR, teu Deus; nenhuma obra farás.

O texto de Dt novamente enfatiza que eles deveriam comer durante sete dias pães asmos. Que no sétimo dia deveria haver uma reunião e que neste dia não deveria se fazer nenhuma obra. O texto não diz que eles poderiam comer pão com fermento. É apenas uma forma diferente e não contraditória de dizer a mesma coisa. Pois o texto de Dt inicia enfatizando que deveria ser feito o rito durante sete dias. O autor não seria tão desatento para se contradizer poucas linhas a frente.

Seria uma contradição se o texto dissesse: “Seis comerás pães asmos e no sétimo dia vocês poderão comê-lo com fermento”.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário