segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quem endureceu o coração do Faraó?

Foi Deus. 
Ex 4:21, 7:3, 7:13, 9:12, 10:1, 10:20, 10:27, 11:10, 14:4, 14:8, 14:17

Foi o próprio Faraó. 
I Sm 6:6


---------------------------------------------------------------------------


Descontradizendo:
Nove vezes em Êxodo o endurecimento do coração do faraó é atribuído a Deus: 
4:21 - E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.

7:3 -
Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

9:12 -
Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.

10:1 -
Depois, disse o SENHOR a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,

10:20 -
O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.

10:27 -
O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.

11:10 -
E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.

14:4 -
E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

14:8 -
Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

E o apóstolo Paulo confirma isto em RM 9:17-18
“Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”.
  
Em outras nove ocasiões, há a declaração de que o faraó se endureceu:
Ex 7:13-14 -
Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Então, disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo.

Ex 7:22 -
Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

Ex 8:15 -
Vendo, pois, Faraó que havia descanso, agravou o seu coração e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

Ex 8:19
– Os magos disseram ao faraó: “Isso é o dedo de Deus”. Mas o coração do faraó permaneceu endurecido, e ele não quis ouvi-los, conforme o Senhor tinha dito.

Ex 8:32
Mas também dessa vez o faraó obstinou-se em seu coração e não deixou que o povo saísse.

Ex 9:7
O faraó mandou verificar e constatou que nenhum animal dos israelitas havia morrido. Mesmo assim, seu coração continuou obstinado e não deixou o povo ir.

Ex 9:34-35
Quando faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões haviam cessado, pecou novamente e obstinou-se em seu coração, ele e os seus conselheiros. O coração do faraó continuou endurecido, e ele não deixou que os israelitas saíssem, como o Senhor tinha dito por meio de Moisés.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário