domingo, 8 de junho de 2014

É errado roubar?

Roube.
Ex 3:22 - porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito.

Ex 12:35-36 -
Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes. E o SENHOR deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e estes emprestavam-lhes, e eles despojavam os egípcios.

Ez 39:10 -
E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor JEOVÁ.


Não roube.
Ex 20:15, Lv 19:11, 19:13, Dt 5:19, Sl 37:21, Ef 4:28, I Ts 4:6


---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Ex 3:22: “porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito”. 

1.Primeiro leiamos o versículo anterior: “E farei que os egípcios tenham 
boa vontade para com o povo, de modo que, quando saírem, não sairão de mãos vazias”.

O versículo diz claramente que os egípcios dariam de boa vontade.

2.Para entender melhor o texto, é necessário dividi-lo em duas partes:

a) “Todas as israelitas 
pedirão às suas vizinhas, e às mulheres que estiverem hospedando em casa, objetos de prata e de ouro, e roupas, que vocês porão em seus filhos e em suas filhas”. 

Onde diz aqui, que elas pediram algo emprestado para devolver mais tarde? Roubo está relacionado a tomar algo sem consentimento. Quando alguém invade minha casa e leva algo sem meu consentimento, isto é roubo. Ou quando alguém me pede emprestado algo com a intenção de nunca mais devolvê-lo, isto é roubo. Porém, se alguém me pedir algo para que lhe dê, e eu dou a esta pessoa de livre e espontânea vontade, depois terei o direito de ir a polícia e dizer que fui roubado? As mulheres hebreias não roubaram ninguém. Elas pediram os objetos e como diz o vs.21, as egípcias deram de boa vontade. 
b) “Assim vocês despojarão os egípcios”.

A palavra despojo aqui em hebraico é wayyenasselû, oriundo de nasal, cuja raiz significa “despir, despojar, livrar alguém do (perigo)”. Este não é termo que se utiliza comumente referindo-se a despojar o inimigo depois de ter sido morto no campo de batalha; nesse caso, usar-se ia o verbo salal. Mas está bem claro que temos aqui nissel em sentido figurado, visto que a narrativa declara que os israelitas fizeram um pedido verbal e não um saque.

A pergunta que fica é por que as mulheres egípcias deram de boa vontade os objetos preciosos?
Basta ler Ex 12:33 ”Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: “Todos nós morreremos!””. 

E continua nos vs.35 e 36: 
”Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo, bem como roupas. O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios”.

Os egípcios estavam apavorados com o Deus de Moisés e deram de “boa vontade” (na verdade por temor) tudo o que o povo pediu a eles. Pois não viam a hora de se ver livres do Deus de Moisés.


Porém, onde fica a questão moral aqui nestes textos?

Durante muitas gerações, alguns séculos, a população israelita no Egito havia sido sujeita à escravidão opressiva, verdadeiramente brutal. Israel sofrera infanticídio (crianças foram jogadas para os crocodilos no Rio Nilo) e genocídio; tinham sido obrigados a trabalhar sem ordenado na construção das cidades do tesouro do Faraó e demais edifícios públicos. 

Quem foi que roubou quem nesta história afinal? Israel não roubou o Egito. Israel pediu algo. Pedir não é roubar. Os egípcios não pediram nada para eles. Eles oprimiram Israel e roubaram sua vida; matou seus filhos durante quatro séculos. Israel tinha o direito de receber todos os objetos que receberam dos egípcios. Era um direito deles. Porém, mesmo assim, eles pediram e não roubaram.

Ex 12:35-36  ”Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes. E o SENHOR deu graça ao povo em os olhos dos egípcios, e estes emprestavam-lhes, e eles despojavam os egípcios”.

Na NVI não aparece a palavra 
emprestado: ”...de modo que lhe davam o que pediam;...”.

Ez 39:10  E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram e despojarão aos que despojaram, diz o Senhor JEOVÁ.

A NVI diz: 
”...despojarão aqueles que os despojaram”.. Quem havia sido despojado antes? R: Israel! Continuando...”...e saquearão aqueles que os saquearam”. Quem havia sido saqueado antes? R: Israel!

Se alguém vem a minha casa e rouba algo que me pertence, e depois vou e o tomo de volta. Isto é roubo?

Nesta situação específica, é claro que se trataria de uma guerra em que primeiro de tudo Israel havia sido roubado e depois simplesmente foi e pegou de volta o que lhe havia sido roubado.


Fonte:
* "Enciclopédia de temas bíblicos" de Gleason Archer, ed. Vida.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário