quarta-feira, 4 de junho de 2014

Onde Jacó foi enterrado?

Jacó foi enterrado em Macpela.
Gn 50:13“pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura, a Efrom, o heteu, em frente de Manre.”

Jacó foi enterrado em Siquém.
At 7:15-16“E Jacó desceu ao Egito e morreu, ele e nossos pais; e foram transportados para Siquém e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Hamor, pai de Siquém”.

---------------------------------------------------------------------------- 

Descontradizendo:
1. Jacó morreu no Egito e foi enterrado em Macpela (Gn 50:1-14) conforme o seu desejo em Gn 49:29-33.

2. José foi embalsamado e colocado num sarcófago no Egito (Gn 50:26) sob a promessa de seus irmãos que quando partissem levassem seu corpo junto (Gn 50:25).

Vamos adiante:
O verbo metetithesan (“foram levados”) é muito significativo, pois indica que os corpos embalsamados das pessoas envolvidas haviam sido primeiramente enterrados no Egito por algum tempo. Somente mais tarde, depois da conquista de Canaã por volta de 1400 a.C. é que foram levados para sua sepultura permanente em Siquém.

Portanto, metetihesan deve ser entendido como referência aos restos mortais dos doze filhos, e não de Jacó. Em Gn 50:13 lemos claramente que o corpo de Jacó, que jamais foi enterrado no Egito, foi transportado imediatamente após a sua morte para Canaã e enterrado na sepultura de sara e de Abraão, em Hebrom.

Sem dúvida, Estevão, que retoma muito da narrativa do Gn em seu discurso de At 7, sabia muito bem disso. Ele não afirmou, conforme a BDC supõe, que Jacó fora transferido do Egito para um local na Palestina onde foi enterrado. Metetihesan é uma forma do plural e, portanto, requer um antecedente também no plural, ou seja, os doze ilhós de Jacó.

Não há dúvida de que o corpo de José foi enterrado primeiramente no Egito em um sarcófago (Gn 50:5), e de lá ele e seus doze irmãos foram transferidos para Siquém, como informa corretamente Estevão.

Em Josué 24:32, lemos: “Os ossos de José, que os israelitas haviam trazido do Egito, foram enterrados em Siquém, no quinhão de terra que Jacó havia comprado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. Aquele terreno tornou-se herança dos descendentes de José”.

Concluindo: Jacó foi enterrado em Macpela, no túmulo de Abraão e José e possivelmente seus irmãos foram enterrados em Siquém, na terra que seu pai Jacó havia comprado.

Fonte:

"A Inerrância da Bíblia" organizado por Norman Geisler, ed.Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário