sábado, 21 de junho de 2014

É correto ser polígamo?

Sim é correto:
Gn 4:19 -
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Gn 16:1-4 -
Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

Gn 25:6 -
Mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, ao Oriente, para a terra oriental.

Gn 26:34 -
Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.

Gn 28:9 -
foi-se Esaú a Ismael e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote.

Gn 31:17 -
Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,

Ex 21:10 -
Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem a sua veste, nem a sua obrigação marital.

Dt 21:15 -
Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e a amada e a aborrecida lhe derem filhos, e o filho primogênito for da aborrecida,

Jz 8:30 -
E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele; porque tinha muitas mulheres.

I Sm 1:1-2 -
Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.

II Sm 12:7-8 - Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

I Re 11:3 -
E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

I Cr 4:5 -
E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Hela e Naara.

II Cr 11:21 -
E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas.

II Cr 13:21 -
Abias, pois, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

II Cr 24:3 -
E tomou Joiada para ele duas mulheres; e gerou filhos e filhas.

Mt 25:1 -
Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.


Não é correto:
Gn 2:24 -
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Mt 19:4-5 -
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?

Mt 19:9 -
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Mc 10:11 -
E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela.

I Co 7:2 -
mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Ef 5:33 -
Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Tt 1:6-7 -
aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;


---------------------------------------------------------------------------

Definindo:
Segundo o ”O Novo Dicionário da Bíblia” organizado por J. D. Douglas, editora Vida Nova:
“Matrimônio é o estado no qual um homem e uma mulher podem viver juntos em relação sexual com a aprovação de seu grupo social. O adultério e a fornicação são relações sexuais que a sociedade não reconhece como constituindo o matrimônio. Essa definição é necessária porque no AT a poligamia não é reputada como sendo sexualmente imoral, visto constituir um estado de matrimônio reconhecido, ainda que geralmente fique demonstrado não ser expediente.

A monogamia é implícita na história de Adão e Eva, visto que Deus criou apenas uma esposa para Adão. Não obstante, a poligamia a ser adotada desde o tempo de Lameque, e não proibida nas Escrituras.
 

A poligamia continua em pratica até os dias atuais, entre os judeus e nos países islâmicos”.


Descontradizendo:
Não existe na Bíblia nenhuma ordenança clara dizendo: Tenha apenas uma esposa! 

Todos os casos de Poligamia foram tolerados por Deus e em nenhum momento foi posto como pecado e condenatório.

Os textos que o "condenavam", condenavam não a poligamia em si, mas algumas situações que ocorriam dentro dela. Por exemplo: Salomão se prostrou diante dos deuses de suas esposas e isto foi condenado por Deus.

Vamos verificar cada texto acima e o seu contexto...


Descontradizendo vs. por vs.:
Gn 2:24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Mt 19:4-5 -
 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?

Nestes dois textos fica implícito que o plano original de Deus era que o homem tivesse apenas uma esposa. Este é o princípio adotado pelo cristianismo uma vez que o próprio Senhor Jesus Cristo reafirmou este princípio.
 

A poligamia foi uma consequência da dureza do coração do homem assim como o divórcio. Deus tolerou o divórcio, porém nunca o aprovou.


Mt 19:9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Mc 10:11 - 
E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela.

Estes dois textos estão falando acerca do divórcio e não da poligamia. Jesus aqui está se referindo ao fato de se divorciar por qualquer motivo e que neste caso é adultério. A única situação que parece ser justificada é no caso de adultério.

A poligamia é um ato legal e, portanto neste caso o decreto de Jesus vale para aquele que tem uma ou mais esposas legalmente constituídas.

O texto está dizendo em outras palavras que um homem que tenha uma esposa não deve se divorciar dela e casar com outra a não ser em caso de adultério.

Porém fica também implícito que a intenção de Jesus era rever o conceito de Um homem e Uma esposa.


I Co 7:2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Como eu disse, o cristianismo adotou o princípio de um homem e uma mulher. E isto revigora até os dias de hoje. Em todos os países cristãos, a poligamia é proibida por Lei graças à influência do cristianismo em sua constituição.


Ef 5:33 - Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Idem ao post acima!


Tt 1:6-7 - aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que bo bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Quem deveria ser marido de uma só mulher? Os bispos!

Isso não deve significar que os que não fossem bispos estavam liberados a terem quantas esposas desejassem.

A poligamia fazia parte do costume da época. Muitos destes homens polígamos estavam se convertendo ao cristianismo. Estes homens por direção de Paulo não deveriam ocupar o lugar de liderança na Igreja. Eles eram recebidos por meio da graça, mas jamais deveriam ocupar o papel de bispo.

Concluindo:

Não existe tal contradição na Bíblia. A Bíblia nunca condenou de uma forma absoluta a poligamia. Esta não fazia parte do plano original de Deus e foi apenas tolerada por Ele.

O Cristianismo adotou o princípio de Gn 2:24 e com as gerações do segundo século a poligamia foi extinta do meio cristão.

Entendam que contradição seria se Deus dissesse não tenham duas esposas e logo depois dissesse tenham quantas desejarem.

Como a Bíblia não contém tais palavras. Mais uma vez a Bíblia do Cético se equivocou.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário