sexta-feira, 13 de junho de 2014

Deus é guerreiro ou pacificador?

Deus da guerra
Ex 15:3 -
O SENHOR é varão de guerra; SENHOR é o seu nome.


Sl 18:34 -
Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.

Sl 144:1 -
Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;


Deus da paz
Rm 15:33 - E o Deus de paz seja com todos vós. Amém!


I Co 14:33 -
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

II Ts 3:16 -
Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda maneira. O Senhor seja com todos vós.

Hb 13:20 - Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas,


 ---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo vs por vs.

Êx 15:
1 - Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo:

2 - O SENHOR é a minha
 força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.

3 -
 O SENHOR é varão de guerra; SENHOR é o seu nome.

4 -
 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no mar Vermelho.

5 - Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.

Do que o texto está falando? Por que o salmista chamou Deus de varão de guerra?

Olha só a história: Israel estava encurralado pelo exército egípcio. Deus abre o mar-vermelho. Israel começa a atravessá-lo. Os egípcios entram no mar atrás deles para matá-los ou leva-los de volta como escravos. O que Deus faz? Fecha o mar em cima deles e os afoga.

Quem foi que gerou está "guerra"? Deus? Foi Deus que provocou tudo? Ou foram os egípcios que provocaram a Deus quando intentaram matar o povo que ele havia libertado?

Eu sou um pacifista. Mas se alguém tocar em alguém que eu amo e eu defendê-los, isso significa que não sou mais um homem de paz?

Os dois textos de Salmos:
Os dois dizem claramente que Deus protege o fraco. Que ele é a força daqueles que o buscam. Nada diz que Ele é um Deus que ama a guerra e que adora matar pessoas. Ele sempre estará do lado do oprimido e o defenderá e será a sua força.

Conclusão: 
Deus é um Deus de paz, e na defesa do oprimido ele é um Deus que guerreará contra os opressores. 

Pipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário