domingo, 22 de junho de 2014

Deus se cansa?

Deus nunca se cansa:
Is 40:28 - Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.


Algumas vezes Deus se cansa:
Ex 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se.

Is 1:14 - As vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Is 43:24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.

Jr 15:6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.


---------------------------------------------------------------------------

Olhando para o contexto de Isaías 40:26-31
"Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará.Por que, pois, dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão".

O texto está afirmando que:
1. Deus é todo poderoso (vs.26);
2. Deus conhece todos os nosso caminhos (vs.27);
3. Deus não se cansa (vs.28);
4. Deus fortalece o cansado (vs.29);
5. Os jovens se cansarão, fatigarão, e cairão sem forças (vs.30);
6. Deus renova daqueles que esperam nEle (vs.31).

O Texto fala de dois tipos de forças que implicam também em dois tipos de cansaços:
1. Fala de esperança. De pessoas que desistem e recebem de Deus forças para se levantar e continuar.
2. Fala de força física. A depressão é um bom exemplo de gente que perde as forças até para se levantar quando desistem de viver.


Descontradizendo vs. por vs.:
Ex 31:17 - "Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se".

A NVI traz a seguinte tradução:
"... pois em seis dias fez os céus e aterra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou".

Deus havia criado e organizado o mundo em seis dias. A Bíblia diz que ele terminou a obra da criação no sexto dia. Terminou significa que não havia mais nada a ser feito. Se não havia mais nada a ser criado, o que restava a Deus? 

Leiam comigo Gn 2:1-2 e vejam o que o texto diz:
"Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação".

O texto fala claramente de conclusão de algo que se estava fazendo. Ele não parou a criação porque estava cansado, mas porque havia terminado o que começou. Se ele terminou o que começo, volto a perguntar: "- Qual é a palavra que se usa para se referir ao término disto? O texto mesmo afirma que "Descansou de toda a obra que realizara". Não porque estivesse cansado, mas apenas porque completou a sua obra.

O autor de Hebreus usará este mesmo raciocínio para falar da salvação em Cristo por meio da fé:
"Visto que nos foi deixado a promessa de entrarmos nos descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou... Pois nós os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso", embora as suas obras estivesse concluídas desde a criação do mundo. Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia descansou de toda a obra que realizara" e de novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu descanso". Portanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as bosas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência...Assim ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entrar no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

O autor de Hebreus usa o exemplo sabático justamente para destacar que o descanso aqui não tem nada a ver com cansaço físico. Fala apenas de algo terminado que não resta mais nada a ser feito a não ser descansar. Ele usa este exemplo para exemplificar a salvação pela graça, ou seja, aqueles que creem descansam de suas obras como meio de salvação. É disto que o texto está falando e usando como referência Gn 2. Ou seja, Gn 2 ou Ex 31 não está falando de cansaço "físico" e sim apenas de algo terminado que não resta mais nada a fazer a não ser descansar.

Concluindo Ex 31:
Se é verdade conforme Hebreus disse que Deus está até hoje descansando no seu descanso da obra terminada, isto significaria no pensar da Bíblia do Cético que Deus está cansado até hoje. E isto é uma grande distorção do texto.


Descontradizendo Is 43 e Jr 15:
Is 43:24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.

Jr 15:6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.

Primeiro de tudo, o conceito de cansado nestes textos não tem nada a ver com o texto de Is 40. Aqui está se referindo a tolerância e não a cansaço “físico”. Deus se cansou, ou melhor, não suportou mais a hipocrisia e os pecados de Israel. É disso que os textos estão falando. 

Para que estes textos se tornassem uma contradição, teria que ser baseado num outro texto que dissesse que Deus suporta o pecado humano eternamente. Se a Bíblia dissesse isto, daí sim haveria uma contradição. No mais, é apenas mais um exemplo de tentar fazer a Bíblia dizer o que ela não está dizendo.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário