quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os cristãos devem obedecer as leis do Velho Testamento?

Sim, elas sempre serão válidas.
Ex 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Ex 12:17
 - Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

Ex 12:24
 - Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

Lv 23:14
 - E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até àquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

Lv 23:21
 - E, naquele mesmo dia, apregoareis que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

Sl 119:151-152 - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos eu soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

119:160
 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Ml 4:4
 - Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a qual são os estatutos e juízos.

Mt 5:18-19
 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

Lc 16:17
 - E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei.



Não, os cristãos não estão sob as leis do Velho Testamento.
Lc 16:16 - A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.

Rm 6:14
 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Rm 7:4
 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Rm 7:6
 - Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Rm 10:4
 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Gl 5:18
 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Ef 2:15
 - na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,



---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Obs: Ex 12 e Lv 23 estão se referindo a festas. Porque um egípcio ou qualquer outro gentio deveria celebrar uma festa judaica?

Os textos que afirmam que os cristãos não vivem debaixo da lei dizem o seguinte:
1. Vivemos debaixo da graça.

2. Só existe quebra de lei onde há lei: "Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado". (Rm 3:19-20)

3. Vocês já viram um morto pagando alguma dívida? Vocês já viram algum morto sendo preso pela polícia e sendo condenando pela lei?

4. Eles dizem que ressuscitamos em Cristo. Portanto morremos para a Lei. A lei só é válida para aqueles que estão "vivos". Os cristãos renascem no Reino de Deus. E no Reino de Deus o que impera é a graça e não a Lei. A Lei existe para os seres humanos que não estão em Cristo. Para aqueles que fazem parte da velha criação. Nós não pertencemos a este mundo: "Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos...". (Rm 7:6)

5. Cristo pagou toda a divida que tinhamos para com a lei quando morreu o nosso pecado na cruz.
Concluindo:

Conclusão:
O cristianismo não aboliu a Lei. A Lei ainda serve o propósito que Paulo menciona em Rm 3:19-20. Os cristãos não vivem uma vida contrária a Lei. Pelo contrário, buscam viver os princípios dela. A questão toda, é que não vivemos uma vida centrada nela como meio de salvação. Pois ela não salva a ninguém, pelo contrário, ela condena. O fato de vivermos pela graça não sugere que temos liberdade de quebrar as leis que Deus nos deu como direção e ética. A Bíblia estaria se contradizendo se dissesse que os cristãos devem quebrar a Lei. Porém, isto não é verdade. Ela diz apenas que não estamos debaixo do domínio dela no que diz respeito a salvação. Porém, os cristãos a obedecem mesmo assim, porque entendem que ela é a expressão do caráter de Deus. Mas também entendem que o homem é falho e portanto sempre de alguma forma irá quebrá-la e ser condenado pela Lei. Porém aqueles que morrem em Cristo não estão mais debaixo desta condenação. Porque os mortos não podem ser julgados pela Lei.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário