quinta-feira, 5 de junho de 2014

É errado mentir?

A mentira é aprovada. Ex 1:18-20, Js 2:4-6, I Rs 22:21-22, II Rs 8:10, II Co 12:16, Tg 2:25

A mentira é proibida. Ex 20:16, Lv 19:11, Dt 5:20, Pv 12:22, Ef 4:25, Ap 21:8

---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
Segundo o dicionário, aprovar tem pelo menos dois sentidos:
1.julgar bom; aplaudir; ter por bem; louvar.

2.consentir em; dar por habilitado; autorizar.

No primeiro caso, está fora de questão Deus aprovar a mentira. Porém, no segundo caso, não há nenhuma contradição dizer que Deus aprovou a mentira.

Duas questões:
1. Deus sempre condenou o pecado, e colocou a todos eles em Cristo na cruz do Calvário;

2. Deus nos recebe por meio da fé e não por sermos ou não sermos pecadores. É o ato de fé que nos aprova diante dEle. Pois até mesmo Abraão (o pai da fé) pecou quando mentiu a respeito do estado civil de Sara (Gn 12:12-19); Davi mentiu (1 Sm 21:2).


Descontradizendo Versículo por Versículo:
Ex 1:18-20  “Então, o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, que guardastes os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas e já têm dado à luz os filhos antes que a parteira venha a elas. Portanto, Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou e se fortaleceu muito”.

O que temos aqui é uma ordem para que cometessem infanticídio. Se você olhar a mentira como algo isolado do seu contexto, parecerá que ela tem uma proporção maldosa superior ao fato de que se tratava de matar crianças inocentes.
 

Qual é o mal maior neste caso? Matar crianças ou a parcialidade de uma verdade (“mentira”)?

Provavelmente estas parteiras demoravam em atender as hebreias em trabalho de parto para que houvesse tempo destes nascerem antes delas as atenderem conforme Ex 1:19. Isto não significa que também não seja verdade que de fato chegassem tarde demais como afirmam.
 

Diante disto, concluímos que:
Deus não abençoou Sifra e Pua por terem mentido, mas por terem preservado os bebês do infanticídio. Deus as abençoou pela sua primeira atitude e não porque mentiram.

Js 2:4  “Porém aquela mulher tomou a ambos aqueles homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram. E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque vós os alcançareis. Porém ela os tinha feito subir ao telhado e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o telhado”.

Deus mandou Raabe mentir? Não, ela o fez de livre e espontânea vontade. Foi uma escolha de ela mentir aos policiais de Jericó. Deus aprovou a sua atitude de fé ao ajudar os espias e não a mentira que ela contou.

Por exemplo:
Digamos que uma pessoa bata na porta da minha casa e desesperado me diga “- Deixe-me entrar, por favor! Tem uma pessoa vindo atrás de mim para me matar”. Então eu a deixo entrar. E logo em seguida chegue o matador e me pergunta: “- Você viu tal pessoa?”. E eu digo que não. Qual foi a atitude que Deus aprovaria? A mentira ou a proteção da vida? Certamente Deus aprovaria a aprovação da vida e não a minha mentira. Portanto, houve duas ações no caso de Raabe: A primeira foi o ato de proteger os espias e a segunda a de mentir aos policiais. Deus, porém, somente aprovou a primeira delas e não a mentira.

I Rs 22:21-22  “Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim”.

Neste versículo se aplica a mesma verdade de Rm 1:21-26 – “porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza”.

Deus não aprovou a mentira ou deu algum tipo de ordenança para que tal espírito mentisse como se a ordem partisse de seu desejo. Ele apenas permitiu em sua Soberania que tal espírito fizesse o havia desejado em seus próprios planos fazer. Isto apenas demonstra que o próprio Satanás não age livre da soberania de Deus.

II Rs 8:10-14  “E Eliseu lhe disse: Vai e dize-lhe: Certamente, não sararás. Porque o SENHOR me tem mostrado que certamente morrerá. E afirmou a sua vista e fitou os olhos nele, até se envergonhar; e chorou o homem de Deus. Então, disse Hazael: Por que chora meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas pejadas fenderás. E disse Hazael: Pois que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria. Então, partiu de Eliseu e veio a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse Eliseu? E disse ele: Disse-me que certamente sararás.

Onde diz aqui que Deus aprovou alguma coisa? Tanto que de fato o que Eliseu disse se concretizou: Ben-Hadade morreu!

II Co 12:16 - "Mas seja assim, eu não vos fui pesado; mas, sendo astuto, vos tomei com dolo.

Nossa! O que é que tem a ver astúcia com mentira? Leiam todo o contexto e vejam se Paulo em algum momento enganou os corintos. Ele disse que em nenhum momento lhes foi pesado e buscou ser astuto nisso, ou melhor, estratégico e não um mentiroso.


Tg 2:25 - "E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?

Que obras? Sua mentira ou o fato de ter escondido os espias? O próprio texto diz: 
"... quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho". Tiago não diz que a mentira dela foi a razão dela ser justificada. Isto é forçar o texto a dizer o que ele não está dizendo.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário