sexta-feira, 6 de junho de 2014

Moisés temeu o rei?

Moisés temeu o rei.
Ex 2:14-15 – “O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então, temeu Moisés e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”.

Moisés não temeu o rei.
Hb 11:27 - Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
* Quando Moisés matou o Egípcio no Egito, ele não tinha tido nenhum tipo de experiência com Deus. Foi neste contexto que ele ficou com medo de morrer e fugiu para o deserto.


* Agora leia o contexto de Hebreus: Hb 11:27-29 – “Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela , celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram”.

* Este texto está falando da segunda vez em que Moisés pisou no Egito. Fala do contexto quando ele retornou para libertar o seu povo. Não tem nada a ver com o contexto do Capítulo 2. Pois veja os temas que o autor de hebreus liga ao fato dele não temer o Rei e sair do Egito:

1. 
Celebrou a páscoa: Quando que isto aconteceu? Na primeira ou na segunda vez que esteve no Egito?

2. 
Destruidor dos primogênitos: Quando foi? Na primeira ou na segunda? Quando foi que houve morte de primogênitos?

3. 
Passaram o Mar-Vermelho: Precisa perguntar?

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário