sexta-feira, 27 de junho de 2014

Podemos comer algum "réptil" que voa?

Todos são imundos não podem ser comidos:. 
Dt 14:19 - 
“Também todo réptil que voa vos será imundo; não se comerá”.

Alguns podem ser comidos:
Lv 11:21-23  ”Mas isto comereis de todo o réptil que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, e o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, e o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. E todo réptil que voa, que tem quatro pés, será para vós uma abominação.

---------------------------------------------------------------------------

Descontradizendo:
A Bíblia de Jerusalém:
Dt 14:19-20 - "Considerareis impuros todos os bichos que voam. Deles não comereis. Podereis comer todas as aves puras".

Lv 11:20-23 - "Todos os insetos alados que caminham sobre quatro pés serão para vós imundos. De todos os insetos alados que caminham sobre quatro pés, não podereis comer a não ser os seguintes: aqueles que tem patas além dos pés, para saltarem sobre a terra. Dentre eles podereis comer os seguintes: as diferentes espécies de locustídeos, de gafanhotos, de acrídios e de grilos. Contudo, todos os inseto alados de quatro pés, tê-los-eis como imundos".

Bíblia de Estudo NVI:
Dt 14:19-20 - "Todas as pequenas criaturas que enxameiam e têm asas são impuras para vocês; não as comam. Mas qualquer criaturas que tem asas, sendo pura, vocês poderão comer".

Lv 11:20-23 - "Todas as pequenas criaturas que enxameiam, que têm asas mas que se movem pelo chão, serão proibidas para vocês. Dentre estas, porém, vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão. Dessas vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos. Mas considerarão impuras todas as outras criaturas que enxameiam, que têm asas e se movem pelo chão".

O mesmo ocorre nas versões de João Ferreira de Almeida RIB e CRF.


Portanto, as novas traduções não trazem répteis.

Já quanto ao texto de Dt proibindo de se comer todos os tipos de bichos que voam, em seguida se distingue das aves puras. O que Levítico também faz é distinguir os tipos de insetos que se podem comer.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário