quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como Saul morreu?

Saul cometeu suicídio
I Sm 31:4-6 - Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me atravessem, e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então, Saul tomou a espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. Assim, faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.

I Cr 10:4 - Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então, tomou Saul a espada e se lançou sobre ela.



Saul foi morto por um amalequita:
II Sm 1:8-10 - E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então, ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça e a manilha que trazia no braço, e as trouxe aqui a meu senhor.


Saul foi morto pelos filisteus:
II Sm 21:12 - Então, foi Davi e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas, seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando os filisteus feriram a Saul em Gilboa.


Deus o matou:
I Cr 10:14 - e não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo vs. por vs.:
Saul cometeu suicídio:
I Sm 31:4-6 - Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me atravessem, e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então, Saul tomou a espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. Assim, faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.

I Cr 10:4 - Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então, 
tomou Saul a espada e se lançou sobre ela.

Nenhum comentário a ser feito a respeito desta passagem.


Saul foi morto por um amalequita:
II Sm 1:8-10 - E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então, ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça e a manilha que trazia no braço, e as trouxe aqui a meu senhor.

Gleason Archer comenta:
"Esse relato apresenta discrepâncias óbvias em relaçãon ao de 1 Sm 31, mas não é registrado como sendo expressão real do que aconteceu a Saul em seus últimos momentos. É apenas o registro do que um amalequita mercenário disse ter acontecido. Pelo fato de trazer a coroa e o bracelete de Saul em suas mãos e apresentá-los ao novo rei, ele obviamente julgava que receberia uma boa recompensa e muito prestígio no serviço ao sucessor de Saul. À luz do relato do capítulo anterior, concluímos que o amalequita estava mentindo, com objetivo de ganhar a simpatia de Davi. Mas o que aconteceu realmente foi que, após Saul haver tirado sua própria vida, e tendo seu escudeiro feito o mesmo, seguindo o exemplo de seu senhor (1 Sm 31:5), o amalequita passara por perto naquele momento e reconhecera o cadáver do rei. Ele bem depressa tirou-lhe a coroa e o bracelete, antes que as tropas dos filisteus o encontrassem. A seguir, resolveu capitalizar sua boa sorte e fugiu do campo de batalha, indo ao acampamento de Davi em Ziclague. No entanto o que ele julgara ser digno de recompensa transformou-se em motivo para a sua morte. Davi ordenou que ele morresse naquele lugar mesmo, dizendo: "Você é responsável por sua própria morte. Sua própria boca testemunhou contra você quando disse: Matei o ungido do Senhor" (2 Sm 1:16). A falsidade melíflua desse homem trouxe-lhe o oposto do que esperava, pois não pôde prever que o elevado código de honra de Davi o levaria a agir dessa forma".

Como comentado por Gleason Acrher, apesar da Bíblia trazer o relato deste amalequita, isto não significa que de fato aconteceu como descrito por ele.


Saul foi morto pelos filisteus:
II Sm 21:12 - Então, foi Davi e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas, seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando os filisteus feriram a Saul em Gilboa.

Onde está escrito aqui que os filisteus mataram Saul? O texto diz que eles 
feriram Saul, e não que mataram Saul. A tradução de I Sm 31:3 na NVI confirma isso:

"O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente".

Porém, apesar de ter sido ferido gravemente, Saul ainda vivo diz o seguinte no vs.4:

"Então Saul ordenou ao seu escudeiro: "Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos".


Deus o matou:
I Cr 10:14 - e não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

O texto está sendo claro que Saul morreu como consequência de ter desobedecido a Deus e não que Deus o matou com as próprias mãos.

Conclusão:

Não há nenhuma contradição nestes textos. Trata-se apenas de quatro pontos de vista diferente da mesma história:

1. Deus abandonou Saul nas mãos dos filisteus consciente de que isto levaria Saul a morte;

2. Os filisteus feriram Saul gravemente;

3. Saul se suicidou;

4. Um amalequita inventa uma história e é morto por isto.

pipe

13 comentários:

  1. E Davi desobedece a lei de Moisés e mata a amalequita por uma mentira, e se esquece que cometeu adultério com a mulher do tenente? Me engana que gosto. Depois dizem que a bíblia é a palavra de Deus. Nesse ponto inventam uma história para justificar uma contradição, mas infelizmente não conseguiu, tente com outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a esma coisa que penso. dizem que suicídio viola a onipotência de deus , pois só deus e digno de tirar a vida. Davi se achou deus para tirar de um mentiroso, adulterou, e mesmo assim ganha o titulo de coração de deus pelos evangelicos.

      Excluir
    2. Foi muito esclarecedor esse texto. muitas pessoas querendo falar de biblia e lendo a como se fosse um livro qualquer,tem que ter dicernimento coisa do espírito e só pra quem tem o espirito.

      Excluir
    3. Realmente, sem discernimento, não se entende a Palavra de Deus! Davi era um homem segundo o coração de Deus, não porque não pecasse: Era humano como nós, a diferença é que se arrependia amargamente e não repetia o mesmo pecado. Esse amalequita não parece ter-ser arrependido do ato praticado! E ainda queria levar vantagem!
      Somente com olhos espirituais podemos compreender os planos de Deus para cada vida!

      Excluir
    4. Davi só o fez isso pq o homem falou que matou um ungido de Deus no qual Davi teve a chance de matar mais não o fez quando Saul o perseguia por ser ungindo de Deus e ai de quem se levanta contra o ungido de Deus vide golias e tantos outros que se levantaram contra Davi

      Excluir
  2. Deus é como um gângster, não mata mas manda matar.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus , essas pessoas que fizeram esses comentários não conhece o Deus todo poderoso, para blasfêmia desse jeito, Jesus tenha misericórdia desse povo sem temor a ti Deus!

    ResponderExcluir
  4. assua explicação está 100% certa!

    ResponderExcluir
  5. Não brinquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Tirei minhas duvidas , realmente saul se matou , então ele não foi salvo ?

    ResponderExcluir