segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Saul indagou a Deus?

Saul indagou a Deus:
I Sm 28:6 - E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

Saul não indagou a Deus
I Cr 10:13-14 - Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão com que transgrediu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar e não buscou o SENHOR, pelo que o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.


---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo I Cr 10:13-14
Observe que:
1. Saul morreu por causa de uma transgressão. Qual? Por ter consultado a médium.

2. Saul não guardou a palavra do Senhor. Qual parte? A de que jamais deveriam consultar os necromantes.

3. Saul consultou uma necromante ao invés de 
buscar a Deus. Deus não respondeu a ele de imediato e ele saiu correndo consultar a uma médium. A situação apenas demonstrou o coração de Saul. Buscar à Deus é algo bem diferente de consultar à Deus. Davi por exemplo, era um homem que buscava à Deus e nas vezes em que precisou consultá-lo, Deus o respondeu. Não é o caso de Saul, que não buscava à Deus e quando o fazia, se precocupava unicamente em saber se deveria ou não sair a Guerra.

Não há nenhuma contradição nos textos. Consultar não é o mesmo que buscar.

Consultar = Ouvir a opinião de alguém; informar-se;
Buscar = Procurar; investigar.

A história de Davi é uma história de busca por Deus. A história de Saul é a história de um homem que desobedeceu à Deus e insistiu em permanecer no erro de não buscar à Deus de todo o entendimento, alma e coração. Por isso Deus o rejeitou e se negou a responder suas consultas. Bem diferente do que ocorria na vida de Davi.

Conclusão:

A descontradição repousa no argumento de que "perguntou ao Senhor" é diferente de "buscou ao Senhor".

O texto de I Crônicas não está dizendo que Saul não tinha consultado à Deus, mas que Saul ao invés de permanecer buscando à Deus, cometeu um pecado gravíssimo: O de consultar uma médium ao invés de buscar à Deus de todo o coração.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário