sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quanto tempo a arca ficou na casa de Abinadabe?

20 anos:
Em I Sm 7:1-2 diz que a arca foi trazida para a casa de Abinadabe e que ficou lá durante 20 anos. Isto foi antes de Saul ser rei (I Sm 10:24).


I Sm 7:1-2 - Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram até vinte anos; e lamentava toda a casa de Israel após o SENHOR.

I Sm 10:24 - 
Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o SENHOR tem elegido? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, jubilou todo o povo, e disseram: Viva o rei!


40 anos:
Mas de acordo com II Sm 6:2-3, Davi removeu a arca da casa de Abinadabe. E em At 13:21 diz que Saul (o antecessor de Davi) foi rei durante 40 anos. Assim, a arca deveria ter estado na casa de Abinadabe por mais de 40 anos.

At 13:21 - E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim.

II Sm 6:2-3 - 
E levantou-se Davi e partiu com todo o povo que tinha consigo de Baalá de Judá, para levarem dali para cima aarca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins. E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Geba; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

--------------------------------------------------------------------------- 
Descontradizendo:
Será que o autor quando disse que a arca permaneceu ali por pelo menos 20 anos, quis dizer até o reinado de Davi?

Vamos ver o contexto da história toda em I Sm e ver de fato o que os textos estão dizendo:

• Capítulo 1:1-20 - Samuel nasce;

• Capítulo 1:21-28 – Samuel é consagrado ao sacerdócio ainda criança;

• Capítulo 2:1-11 – O Cântico de Ana; Samuel se torna discípulo de Eli ainda criança;

• Capítulo 2:12-26 – A maldade dos filhos de Eli; Samuel ministrava ainda 
menino (vs.18); Eli já era bem idoso (vs.22); Samuel continuava a crescer (vs.26);

• Capítulo 2:27-36 – Profecia contra a família de Eli;

• Capítulo 3:1-20 - Samuel continuava um 
menino (vs.1); Deus fala com Samuel ainda menino (vs.11...);

• Capítulo 4:1-11 - Os filisteus tomam a arca;

• Capítulo 4:12-22 - Eli morre quando tem a notícia do roubo da arca (vs.18); 
Eli morre velho (vs.18);

• Capítulo 5:1-12 à 6:1-21 – A arca fica apenas sete meses com os filisteus e é devolvida para Israel;

• Capítulo 7:1-2 – A Arca é levada para a casa de Abinadabe;

• Capítulo 8 – 
Samuel já é velho quando Israel pede um Rei;

Observem o seguinte nestes textos:
1. Quando Samuel era menino, Eli já era velho (2:22);

2. Quando a arca é levada para os filisteus, Eli morre com 98 anos de idade e Samuel provavelmente ainda não tinha meia idade (4:15);

3. Quando Israel pede um Rei, Samuel já é velho (8:1);

4. Samuel morre no final do reinado de Saul (25:1). Deus já havia rejeitado Saul (15:26);


Concluindo:

1. Quando Samuel era jovem, Eli já era velho;

2. Quando a arca é levada para Abinadabe, Samuel ainda era jovem e Eli havia recentemente morrido com 98 anos de idade.

3. Quando Saul é ungido rei, Samuel já é velho.

Diante disto, como pode o texto estar dizendo que a arca ficou apenas 20 anos na casa de Abinadabe até Davi ir buscá-la?

Certamente, o autor quis dizer que a arca permaneceu pelo menos 20 anos na casa de Abinadabe até acontecer algo.

Ou seja, já haviam se passado 20 anos desde que a arca estava com Abinadabe para que algo acontecesse.

Isto não significa que a arca saiu de lá, mas que depois de 20 anos de permanência lá, algo aconteceu. Isto pode significar duas coisas:

1. Se passou 20 anos de clamor do povo por Deus (7:2);
2. Se passou 20 anos até Israel começar a pedir um rei (8:1..)

Porém, o que fica claro, é que o texto não está dizendo que a arca permaneceu apenas 20 anos na casa de Abinadabe e sim pelo menos 60 anos.


Pipe

22 comentários:

  1. Parece que mesmo a arca voltando os israelitas permaneceram sofrendo nas mãos dos filisteus até que se passaram vinte anos da arca em quiriate jearim e Samuel conclama um arrependimento... Mesmo após Ebenézer, a arca permaneceu em quiriate jearim até que Davi a buscou quando se tornou rei do reino unofocado

    ResponderExcluir
  2. No meu intender basi bíblica Saul reinou sobre israeI por 40 anos sete meses ficou a arca com os filisteus e 20 anos na casa de abnadabe 60 anos e sete meses ficou fora a presença de Deus fora de Israel até q Davi o buscasse !!

    ResponderExcluir
  3. É um pouco confuso mas provavelmente foram mais de 60 anos até Davi trazer de volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem mais uma coisa Davi reinou 10 anos em Hebrom depois qui ele foi buscar a arca .então pode ser mais de sete tá anos

      Excluir
  4. Da pra confundir sim mais si lermos e estudarmo bem da pra entender perfeitamente que entre um fato e outro si passao mais de 60 anos

    ResponderExcluir
  5. Passaram vinte anos até o povo clamar ao Senhor, Samuel manda o povo se arrepender, depois disso Samuel julga Israel até sua velhice 1Sm 7-15 no cap 8 de 1Sm Samuel já está velho e o povo pede um Rei. Passaram 20 anos até Samuel ser juiz e o tempo de governo de Samuel, depois o Reinado de Saul e uma período do Reinado de Davi

    ResponderExcluir
  6. Me explica 1samuel capítulo 14 versículo 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sengundo o pouco conhecimento que eu tenho, a respeito da palavra de Deus, quando se refere que a arca do Senhor ficou 20 anos na casa de Abinatabe, se esqueceu que quando o povo esqueceu que quem Reinou sopre o povo de Israel O opróbrio Deus ,mas¡ Israel que um rei, e Deus da um rei a Israel. Creio eu que Saul começou da reina o povo para de adorar a Deus e vai adorar Saul esqueceu da arca do Senhor e pasou mais 40 anos do reinado de Saul...

      Excluir
  7. Acho meio estranho a Biblia dizer 20 anos e aparecer 60 a uma confusão quando o assunto é o tempo na casa sei que saul reinou 40 mas não será isso uma mistura com o tempo na casa de Abinadabe ?

    ResponderExcluir
  8. simples, o autor do livro de Samuel, não tinha todos os detalhes da devolução da Arca de DEUS pelos Filisteus, tinha apenas conhecimento do tempo que a Arca de Deus ficou na casa de Abinadabe.

    ResponderExcluir
  9. Estudando nesse momento,concordo que a arca ficou por m+ 60 anos na casa de abinadabe...
    Simples os textos e os períodos....

    ResponderExcluir
  10. Tive esse insght hoje e sai que nem doida, procurando mais embasamento e achei esse, ufa não estou sozinha nessa jornada 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  11. Meus queridos irmãos vcs estão preocupados com datas fiquemos com o que está na escritura posta em letras e naocom contagem seja 20 ou 60 não vem ao caso o importante entre tudo isso é uma só:Deus sabe quem o ama de coração e quem é só de aparência uns ele abençoa a outros nada faz ainda que pensam que estão com Deus mas Deus não está com eles.
    E vcs quem é Abinadabe ou Obede Edon

    ResponderExcluir
  12. Não vejo uma harmonização em relação aos tempos que estão sendo apresentados aqui uma coisa foi o tempo que Saul Reino e outra coisa foi o tempo que a arca ficou na casa de Abinadade temos que ter cuidado com a questão das numetaçoes pode se torna um tiro no pé...

    ResponderExcluir
  13. Rapaz.. Que Belo texto para discutir embasamentos bíblicos.. Parabéns ao autor

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto e a reflexão. Estava estudando aqui e bateu a dúvida tbm. Muito obrigado meu amigo.😃👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Texto muito bom! Para quem gosta de estudar a bibla, muito esclarecedor. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos devemos observar além dos 60 anos que os irmaos falaram o tempo de sete anos e meio que Davi reinou em Hebron antes de ser consagrado rei em todo Israel e só depois de um pequeno tempo ( uns 3 anos ) trouxe a arca para Jerusalém então eu creio em 70 anos que demorou o retorno da arca.

    ResponderExcluir
  17. Permita-me, por favor, agregar valor ao assunto em questão. Para as afirmações que estamos a fazer é necessário levarmos em consideração uma informação muito importante.
    O livro de 1 Samuel é escrito em ordem cronológica dos fatos. Logo ele obedece a uma sequência temporal. O versículo 2, do capítulo 7 de 1Sm narra um momento da história. Ele informa que a arca esteve 20 anos na casa de abinadabe e o povo lamentando até que ocorre outro acontecimento na sequência temporal, o versículo 3.
    O que devemos perceber é que o ministério nacional de Samuel começa no verso 3.
    Em outras palavras, é igual quando assistimos a um filme e eles colocam a frase "20 anos depois...".
    Sugiro com toda humildade uma leitura da cronologia dos juízes de Israel, você perceberá que o ministério de Samuel começa 20 anos depois do de Eli.
    Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir