terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quantos filhos Jessé teve?

Jessé teve oito filhos
I Sm 16:10-11 - Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. 

Jessé teve sete filhos 
I Cr 2:13-15 - E Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro. Natanael, o quarto, Radai, o quinto. Ozém, o sexto, Davi, o sétimo.


---------------------------------------------------------------------------  
Descontradizendo:
Gleason Archer responde esta:

”Em, 1 Samuel 16, são nomeados os três irmãos mais velhos de Davi: Eliabe (vs.6), Abinadabe (v.8) e Rama (v.9), que é chamado de Siméia em 1 Crônicas 2:13. No entanto, o texto diz que Jessé apresentou sete de seus filhos a Samuel (vs.10), antes da chegada do mais novo, Davi, que ele mandara buscar no campo (v.11). Em 1 Crônicas 2:14, aparecem os nomes dos demais: Natanael, Radai e Ozém, e o de Davi, como o sétimo. Que aconteceu ao outro filho, cujo nome não é mencionado em 1 Sm 16 e é totalmente ignorado em 1 Cr 2?

Delitzsh (Keil e Delitzsch, chronicles, p.62) sugere que ele teria falecido sem posteridade e que por isso seu nome não foi preservado à época em que os livros de Crônicas foram redigidos. Ele poderia ter morrido de algum acidente ou doença, ainda jovem, antes de casar-se. Visto não ter deixado descendentes nem ter contribuído com façanha alguma à época de Davi, não havia uma razão especial para conservá-lo na lista dos filhos de Jessé.

O autor deste livro teve um irmão mais velho, que morreu muito cedo e seria o filho número quatro. No entanto, após a sua morte, os remanescentes sempre falavam que a família se compunha de três irmãos. É possível que algo semelhante tenha acontecido na família de Jessé. O número total de filhos seria oito, mas apenas sete sobreviventes e desempenharam um papel importante durante a carreira de Davi. (1 Cr 2:16 acrescenta que havia duas irmãs também: Zeruia e Abigail. Depois de elas terem se casado, seus filhos desempenharam papéis de destaque no serviço que prestaram ao seu tio Davi.)”
Fonte: Gleason Archer; Enciclopédia de temas Bíblicos, pg.153; ed.Vida.

Concluindo:
Mesmo que a opinião de Gleason Archer se trate de uma especulação, afirmar que se trata de uma contradição também é uma especulação. Pois além do argumento de Gleason, os dois textos dão margem para que não haja uma contradição:

1. Nem todos os nomes são citados em 1 Sm. Apenas três são citados além de Davi;


2. O fato do nome do oitavo filho não ser citado em 1 Cr, não significa que ele não existiu, Mas que apenas foi omitido por razões que desconhecemos;

3. O texto de 1 Cr não diz que haviam somente sete filhos, pois logo em seguida cita os nomes das duas irmãs.

Ou seja, como ninguém sabe dizer com absoluta certeza o que estava na mente do autor do livro de Crônicas, afirmar que se trata de uma contradição é pura especulação.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário