sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Paradoxo da Onipotência

"Pode um ser omnipotente criar uma pedra que não consiga erguer? Se não consegue erguer a pedra não é omnipotente; se não consegue criar tal pedra não era omnipotente desde o início".

Esta questão é tipo um versículo da Bíblia ateísta. Refutando-o com a ajuda de dois adultos, se é que vc me entende:

Primeiro vamos ao que o Mestre C.S.Lewis responde: "A onipotência de Deus significa poder para fazer tudo que é intrinsecamente possível, e não para fazer o que é intrinsecamente impossível. É possível atribuir-lhe milagres, mas não tolices. Isto não é um limite ao seu poder. Se disser: "Deus pode dar a uma criatura o livre-arbítrio e, ao mesmo tempo, negar-lhe o livre-arbítrio" não conseguiu dizer nada sobre Deus: combinações de palavras sem sentido não adquirem repentinamente sentido simplesmente porque acrescentamos a elas como prefixo dois outros termos: "Deus pode". Permanece verdadeiro que todas as coisas são possíveis com Deus; as impossibilidades intrínsecas não são coisas, mas insignificâncias (praticamente não existem). Não é possível nem a Deus nem à mais fraca de suas criaturas executar duas alternativas que se excluem mutuamente; não porque o seu poder encontre um obstáculo, mas porque a tolice continua sendo tolice mesmo quando é falada sobre Deus."

Pra fechar o caixão, o Filósofo William Lane Craig completa o argumento dizendo que, "se o cético quiser insistir na proposta sem sentido e irracional, então isto implica que ele acredita que Deus pode criar uma pedra maior do que ele pode carregar e depois carregar a pedra que ele não pode carregar".

Logo, não tem razão alguma do cético te trazer este problema uma vez que ele mesmo já resolveu simplesmente crendo na possibilidade, mesmo que ela seja irracional e contraditória.

Pipe Desertor

Nenhum comentário:

Postar um comentário