quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Quando Saul conheceu Davi?

Antes de Davi matar o filisteu:
I Sm 16:21-23 - Assim, Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito; e foi seu pajem de armas. Então, Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois achou graça a meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

Depois que Davi matou o filisteu
I Sm 17:55-58 - Vendo, porém, Saul sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o chefe do exército: De quem é filho este jovem, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei. Disse, então, o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este jovem. Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.

 ---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Observe as palavras em vermelho nos seguintes versículos:

I Sm 16:21-23 - Assim, Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito; e foi seu pajem de armas. Então, Saul
mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois achou graça a meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

I Sm 17:55-58 - Vendo, porém, Saul sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o chefe do exército: 
De quem é filho este jovem, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei. Disse, então, o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este jovem. Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.

O capítulo 16 diz que Saul mandou pedir para o pai de Davi (Jessé) que este o liberasse para trabalhar no palácio. O texto não diz que Saul sabia o nome de Jessé. O autor do texto cita o nome de Jessé. Porém, não parece indicar no texto que Saul soubesse ou mesmo se interessasse de fato pelo nome de Jessé.

Porém, já no capítulo 17, Saul se interessa de fato em conhecer o pai de Davi. O Texto não diz que Saul não conhecia Davi no cap.17. Saul pergunta de quem ele era filho.

Conclusão:

Saul já conhecia Davi e não estava perguntando quem era Davi e sim de quem ele era filho.

Pipe

33 comentários:

  1. Boa resposta. Outra pergunta: Oque Davi estava fazendo em Belém, cuidando das ovelhas de seu pai, se no capítulo anterior foi morar com Saul para servi-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém".
      1 Samuel 17:15

      O texto diz que ele ficava indo e voltando.

      Excluir
    2. No capítulo 17, versículo 15, está escrito que Davi "ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém". Dá a entender que ele não morou com Saul até o dia em que derrotou o gigante. Já no versículo 2 do capítulo 18 ele passa a morar no palácio, "E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para a casa de seu pai." (Versão ACF)

      Excluir
    3. O servo sabia o nome do pai de Davi. No entanto, o texto não deixa claro que o servo fez saber a Saul quem era o Pai de Davi.

      Excluir
  2. Respostas
    1. 1Sam 17:15
      "Mas Davi ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belem"

      Excluir
  3. Como assim Saul não sabia de quem Davi era filho se no versículo 18 do capítulo 16 dizem que ele é filho de Jessé e no versículo 19 Saul envia um recado a ele? Minha dúvida continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele mandou dizer ao pai de davi, mas não conhecia pessoalmente, sabia que davi tinha pai vivo e precisava da permissão dele para que davi fosse servi-lo e como diz oproprio texto "ele manda recado" ... foi o que entendi e já li

      Excluir
  4. Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, e é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é com ele.
    1 Samuel:16:18
    Como não sabia quem era o pai se a biblia é clara em dizer que quando atormentado, Saul perguntou por alguem que soubesse tocar harpa e eles foram categoricos em afirmar que Davi era filho de Jessé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sabia o mome mas nao conhecia pessoalmente

      Excluir
    2. Havia muitos homens na época com o mesmo nome, é bem provável que Saul não sabia por certo ainda qual Jessé seria o Pai de Davi, por esta razão apontam ele como morador da cidade de Belém ou o Belemita.

      Excluir
  5. Nossa amei as perguntas e as respostas pois tirei minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente minha dúvida continua
    Pois há uma contradição
    Pois no cap.16.vers.18, o servo de Saul,diz claramente que jesse tem um filho chamado Davi
    Ou seja no cap.16 ele conhecia , Davi
    E quando Davi matou Golias no cap.17,ver 58 Saul age como se não conhecesse davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei essa questão interessante e aparentemente contraditória, mas só aparentemente... compartilhando a revelação dada por Deus a mim no dia de hoje....quantas das vezes somos apresentados a pessoas, ou falam a nós sobre parentescos e naquele momento entra num ouvido e sai pelo outro não damos a devida atenção.....e quando um fato extremamente importante acontece com alguém que outrora fora nos apresentados, nos causa uma curiosidade, desejo de conhecermos a profundo sobre a história daquela determinada pessoa, na vida muita das vezes a importância de fato, só é dada de acordo com o que as pessoas tem a oferecer....e naquele momento Davi ofereceu o de mais importante para aquele rei, a cabeça do inimigo, o gigante tão temido por toda uma nação....por isso a importância da sua história , a hipótese de Davi realmente foi levada em consideração.

      Excluir
    2. Eu acredito , assim ,que Davi naqueles dias antes da vitória e de ser exaltado , era apenas um simples empregado , servo ali , com muitos que habitavam junto ao rei Saul, ninguém se importavam qual era o nome
      e muit mesmo filho de quem , mas após a vitória , aí as coisas mudaram , assim foi com Jesus , antes de Jesus começar o seu ministério , ninguém o notaram porém , após os milagres , muitos diziam quem é este , e filho de quem......

      Excluir
  7. 1sm 16:18 esta falando de um jovem e disse ao rei , Eis aue tenho visto um filho de Jessé. Entao o rei sabia o nome do pai de Davi e 1sm 17:58 Jessé era servo do rei. Agora eu estou em dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "servo" pode se referir a um súdito, não necessariamente um "servo real". Porém, eu creio em três possibilidades para a contradição: primeiro, Saul pode não ter dado importância ao nome de Jesse, dito pelo servo, que ficou no esquecimento. Segundo, Saul estava tão atormentado que não conseguiu guardar está informação. Terceiro, Saul não poderia saber o nome, mas não o conhecia pessoalmente.

      Excluir
    2. Você é muito usado por Deus,mente fértil para discernir muito bem não dá brecha para o inimigo.Deus é contigo.

      Excluir
  8. Acredito que antes de Davi derrotar Golias, Saul não desse tanta importância para quem era o pai dele. Simplesmente isso. Mas foi aqui que cheguei à essa conclusão,rs..

    ResponderExcluir
  9. Depois de algumas dúvidas eu entendir o texto. De um forma que possa explicar, Davi era antes da luta com Golias escudeiro de Saul, mas se vocês verem que na batalha contra os Filisteus Davi não tinha ido com Saul, então provavelmente ele mudou de ofício nesse período. E mesmo que Saul tivesse ouvido sobre Jessé uma vez por boca de um servo, não era suficiente que ele lembrasse por muito tempo quem era o pai de Davi, e outra, quando ele envia o servo com mensagem a Jessé, o texto não indica que Saul saiba seu nome, mas que Saul enviou ser servo ao "pai de Davi", cujo o texto se preocupa em identificar como Jessé pra quem está lendo, pois a mensagem foi "Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas"(1Sm 16:19) e "Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça"(1Sm 16:22), as mensagens tem foco completamente em Davi, e não em Jessé.
    Um tempo depois disso inicia o capítulo 17(alguns capítulos tem um período de distância entre si), Saul vai pra guerra, e Davi está em casa, o fator temporal também conta aqui.

    É necessário dizer que por Davi provavelmente não ser mais o escudeiro de Saul, eles perderam o convivio por um tempo. Tanto que Davi só fica integralmente com Saul após a batalha contra Golias (1Sm 18:2), em que Davi agora já tinha sido posto sobre as tropas de Saul.
    O texto sobre porque Saul parece não conhecer o pai de Davi é bem claro, ele já não lembrava mais de quem Davi era filho, em Israel naquele tempo grandes homens usados por Deus também tinham descendentes usados por Deus e uma genealogia cheia de homens descritos na história de Israel, não era de se admirar que Saul agora não queria saber quem era Davi, e sim quem era o seu pai e entender sua genealogia, saber como aquele menino tinha tamanha fé e o Deus de Israel a seu favor. Lembrando que Davi era bisneto de Rute e Boaz, logo provavelmente na conversa Saul deve ter descoberto(a Bíblia não narra algumas conversas inteiras, apenas trechos, portanto, houve mais conversa entre Saul e Davi), o capítulo 18 também deixa claro que após a conversa a alma de Jonatas se ligou a de Davi, deixando claro que Jonatas estava ali perto ouvindo Davi contar sua historia e descendência.

    Espero que o Espírito Santo clarei seu entendimento, Deus lhe abençoe com sabedoria.

    ResponderExcluir
  10. É muito simples. Isso demonstra que Saul nunca havia se interessado, de fato, pela família de Davi, mas apenas pelo bem que sua atividade lhe proporcionava. Já tinha ouvido o nome do pai de Davi, mas nem se preocupou em guardar essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso,imagina quantas pessoas rodeiam um rei? Seria admirável ele lembrar,agora depois do feito (matar Golias ) fazia sentido saber de quem.se tratava.

      Excluir
  11. Na verdade quando Davi mata o gigante ela passa a ser conhecido por Israel,e como podia um rei não saber de onde veio um soldado tão importante o qual envia por Deus pra mais uma vez livrar Israel de um possível cativeiro ,pois após essa Vitória Davi se torna importante para toda Israel e não somente pra Saul e acredito que Saul começa a entender que era Deus naquela batalha pois ele já tinha estado sobre a proteção do senhor em grandes batalhas vencidas por Deus por isso teve interessa em conhecer a raiz de Davi.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Esclareceu todas minha dúvidas. Obg

    ResponderExcluir
  13. Presta atenção,essa explicação não é valida, porque no cap:16 versículo 18 o criado dele é bem específico quando fala (Eis que tenho visto um filho de Jessé o belemita)e como ele fala de quem ele é filho.
    A única explicação é que a escrita não está escrito na ondem correto da cronologia.

    ResponderExcluir
  14. Esses textos tem mais erros do que vcs viram mas as pessoas morrem de medo de dizer que a Bíblia não tem erros mais tem sim vários

    ResponderExcluir
  15. Irmão Flávio com todo respeito se o irmão quer discutir os erros de redação da bíblia pegue outro assunto pois neste não tem, a necessidade de um músico é justamente a perturbação de Saul se fosse em nosso dias ele estaria endemoninhado, e tu quer que ele lembre-se do nome dado a ele pelo servo novamente da tormenta?? Paciência né irmão

    ResponderExcluir