sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Quando Davi fugiu para Nobe, qual era o nome do sacerdote?

O nome do sacerdote era Aimeleque:
I Sm 21:1 - Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo?

O nome do sacerdote era Abiatar
Mc 2:25-26 - Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?


---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
O segredo desta “contradição” está na palavra “no tempo”:

"Como entrou na Casa de Deus, 
no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?"

Observe que:
1. O sacerdote Aimeleque de 1 Sm 21:1 era filho de Aitube (1 Sm 14:3 e 22:9) e morreu nas mãos de Saul (1 Sm 23:6-19).

2. Abiatar também era sacerdote e automaticamente (cf.23:6-19 – haviam outros sacerdotes) se tornou o sucessor de seu pai Aimeleque, se tranformando no novo Sumo Sacerdote (1 Sm 23:6). Lembrem-se que Saul mandou matar quase todos os sacerdotes.

3. Abiatar em homenagem ao seu pai pôs o nome de seu filho de Aimeleque (2 Sm 8:17).

Conclusão:
Quando Jesus cita a história ele diz: “no tempo de Abiatar, sumo sacerdote”. Ou seja:

1. Abiatar estava vivo, portanto, foi no seu tempo.

2. O título usado por Jesus “Sumo Sacerdote” ligado a Abiatar, não estava ligado com a situação de I Sm 21. Pois primeiro ele apenas diz: “No tempo de Abiatar” e depois ele liga o título “Sumo Sacerdote”. Ele não está dizendo que Abiatar era o sumo sacerdote quando Davi foi até Abimeleque. Mas que depois se tornou.

3. Abiatar foi o sucessor de seu pai Abimeleque. Por tanto, o que Jesus afirmou que ele era (sumo sacerdote), estava em acordo com o que ele se tornou.

Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário