Abiel
I Sm 9:1 - E havia um homem de Benjamim, cujo
nome era Quis, filho de Abiel,
filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, filho de um homem de
Benjamim, varão alentado em força.
Ner:
Ner:
I Cr
8:33 - E Ner gerou
a Quis, e Quis gerou a Saul; e Saul
gerou a Jônatas, e a Malquisua, e a Abinadabe, e a Esbaal.
I Cr 9.39 - E Ner gerou a Quis, e Quis gerou a Saul, e Saul gerou a Jônatas, e a Malquisua, e a Abinadabe, e a Esbaal.
I Cr 9.39 - E Ner gerou a Quis, e Quis gerou a Saul, e Saul gerou a Jônatas, e a Malquisua, e a Abinadabe, e a Esbaal.
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Descontradizendo:
Há
várias especulações com relação a esta aparente “contradição”:
1. Ner pode ter se casado com a irmã da mãe de Saul; (Se o meu avô por parte de pai se casa com a minha tia por parte de mãe, o meu avô se torna ao mesmo tempo avô e tio);
2. Ner pode ter tomado como esposa a irmã de Aimaás (I Sm 14:50); Isto o colocaria na posição de Avô e tio de Saul;
3. Provavelmente, Quis foi apenas criado pelo seu avô Abiel e gerado de fato por Ner (I Cr 8:33). Era comum dar ao avô a paternidade do neto (I Sm 9:1).
Observe que I Sm 9:1 diz apenas que Quis era filho de Abiel e não gerado de Abiel. Já I Cr 8:33 e 9:39 diz que ele era gerado de Ner.
1. Ner pode ter se casado com a irmã da mãe de Saul; (Se o meu avô por parte de pai se casa com a minha tia por parte de mãe, o meu avô se torna ao mesmo tempo avô e tio);
2. Ner pode ter tomado como esposa a irmã de Aimaás (I Sm 14:50); Isto o colocaria na posição de Avô e tio de Saul;
3. Provavelmente, Quis foi apenas criado pelo seu avô Abiel e gerado de fato por Ner (I Cr 8:33). Era comum dar ao avô a paternidade do neto (I Sm 9:1).
Observe que I Sm 9:1 diz apenas que Quis era filho de Abiel e não gerado de Abiel. Já I Cr 8:33 e 9:39 diz que ele era gerado de Ner.
Concluindo:
1.
Como a Bíblia dá margem para que um avô seja chamado de Pai, Abiel aparenta ter
sido seu avô.
2. Como a Bíblia omite o nome da esposa de Ner que o tornou tio e avô de Saul ao mesmo tempo, afirmar que se trata de uma contradição, é dar um veredito diante de um caso em que a omissão de nomes impossibilita a conclusão.
3. Não se tem uma contradição em mãos. Se tivéssemos o nome da esposa de Ner que o torna avô e tio de Saul ao mesmo tempo, certamente, não se trataria de uma contradição. Diante disto, a afirmação da BDC se fundamenta em especulações.
2. Como a Bíblia omite o nome da esposa de Ner que o tornou tio e avô de Saul ao mesmo tempo, afirmar que se trata de uma contradição, é dar um veredito diante de um caso em que a omissão de nomes impossibilita a conclusão.
3. Não se tem uma contradição em mãos. Se tivéssemos o nome da esposa de Ner que o torna avô e tio de Saul ao mesmo tempo, certamente, não se trataria de uma contradição. Diante disto, a afirmação da BDC se fundamenta em especulações.
Pipe
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