domingo, 31 de agosto de 2014

Unicórnios na Bíblia?

Traduzir a palavra hebraica re´em (רֶאֵם) por “unicórnio” é errado.

Re'em também chamado de Reem ( hebraico: רֶאֵם ), é mencionado nove vezes na Bíblia hebraica (Jó 39:9-10, Deuteronômio 33:17, Números 23:22 e 24:8; Salmos 22:21, 29:6 e 92:10 , e Isaías 34:7 ). Ele foi identificado pela primeira vez em tempos modernos, com os auroques por Johann Ulrich Duerst que descobriu que era baseado no acadiano cognato rimu, significando Bos primigenius, o auroque, progenitor de gado... judeus preservaram a tradição do re'em como  uma espécie de boi selvagem e muitas vezes é processado como tal nas traduções inglesas do Tanakh.  Foi traduzido em Bíblias cristãs como "órix "e erroneamente como "unicórnio" na King James Versão Autorizada da Bíblia. A arqueologia tem apresentado fortes indícios de que o re’em era o rimu caçado pelos assírios na mesopotâmia.

A definição de RE´EM:
reem
n.
Hebrew name of an animal in the Old Testament (Job xxxix:9, etc.), now identified with the wild ox, but formerly translated in Latin as rhinoceros and in English as unicorn.

Fonte:

Em nenhuma destas passagens se sugere um animal de “um só chifre”:

Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. 
(Números 23:22)

Deus o tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará. 
(Números 24:8)

O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo 
(Deuteronômio 14:5)

Ele tem a glória do primogênito do seu touro, e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos até às extremidades da terra; estes pois são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés. 
(Deuteronômio 33:17)

Ou, querer-te-á servir o boi selvagem? Ou ficará no teu curral?
Ou com corda amarrarás, no arado, ao boi selvagem? Ou escavará ele os vales após ti?
(Jó 39:9-10)

Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. 
(Salmos 92:10)

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário